Categories: Notícias

Entrega de computadores cai no terceiro trimestre de 2014

O instituto de pesquisas Gartner divulgou nesta quinta-feira (09/10) o resultado da pesquisa que avalia a quantidade de computadores entregues em todo o planeta durante o terceiro trimestre do ano. De acordo com os dados coletados, o número de computadores embarcados chegou a 79,4 milhões de unidades, pequena queda de 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“O crescimento em mercados maduros foi compensado pelo declínio nas entregas em países emergentes, de maneira similar ao que vimos no segundo trimestre deste ano. Os resultados positivos na Europa Ocidental e na América do Norte podem ser um sinal de uma recuperação gradual para a indústria de PCs”, afirma Mikako Kitagawa, principal analista do Gartner.
“A atenção dos consumidores está lentamente retornando para as compras de PCs, conforme a adoção dos tablets atingiu seu pico com consumidores de mainstream. A transição dos PCs para os tablets foi dissipada conforme o índice de penetração dos tablets alcançou percentual de 40% a 50%.” Contrastando a informação, a retração nos mercados emergentes reflete a saturação em segmentos de consumidores selecionados nos quais eles podem pagar por PCs. Ao mesmo tempo, pessoas que não possuem PCs irão, preferencialmente, comprar tablets de baixo custo. Essa é uma das maiores razões para o lento crescimento nas entregas de computadores nos mercados emergentes.”
Pela primeira vez, o montante dos cinco principais vendedores atingiu dois terços das entregas de PC globais. As cinco companhias mostraram forte crescimento comparado à média da indústria. A escala é um importante critério de sucesso para vendedores sobreviverem no mercado de PCs. Alguns vendedores já regrediram no ranking ou se retiraram do mercado, como Sony, Samsung e, neste último trimestre, Toshiba.
A Lenovo ampliou a distância para outros concorrentes, consolidando-se como a maior distribuidora de computadores, com 19,8% do mercado no período. A Lenovo foi especialmente bem na Europa, Oriente Médio e Ásia (EMEA, na sigla em inglês), regiões que tiveram mais de 40% de crescimento em comparação ao ano anterior. A companhia também teve expansão ano a ano na Ásia/Pacífico, mesmo com a região mostrando um declínio.
Enquanto a taxa de crescimento geral teve leve queda no que diz respeito à entrega de PCs, a HP obteve crescimento de um dígito. Assim, a companhia se manteve na segunda posição do ranking global. A HP foi a principal distribuidora de computadores para a EMEA e Estados Unidos. Apesar de a HP anunciar sua intenção de dividir a companhia em duas, o impacto no negócio de PCs não deve ser significante. A Dell teve outro trimestre forte, e os resultados indicam que os investimentos e compromissos da Dell no mercado de PCs têm sido consistentes desde que tornou-se privada.
No mercado norte-americano, a entrega de PCs totalizou 16,6 milhões de unidades no terceiro trimestre, salto de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este foi o terceiro trimestre consecutivo com crescimento positivo nas entregas.
“As verbas dos consumidores estão gradualmente retornando para os PCs, embora a temporada de vendas de ‘volta às aulas’ não tenha sido excepcional. A maior disponibilidade e a custos acessíveis de laptops com touchscreen, a queda nos preços de laptops mais leves e finos e laptops híbridos irão atrair os consumidores durante este período”, avalia Kitagawa.
A HP manteve a primeira posição do ranking no mercado norte-americano, contabilizando 27,8% das entregas de PCs durante o terceiro quarto de 2014. A Dell diminuiu sua fatia de mercado para 24,1%, seguida pela Apple, que possui 14,3% das entregas nos Estados Unidos.
A entrega de PCs na EMEA totalizou 24 milhões de unidades durante o terceiro trimestre de 2014, melhora de 9,6% em comparação ao mesmo período de 2013. Após dois anos de quedas trimestrais em market share, o mercado de PCs da EMEA registrou crescimento em todos os trimestres desde o começo de 2014.
“O contínuo crescimento no mercado de PCs da EMEA reflete o fim do suporte oficial para o Windows XP e a necessidade de substituir PCs mais antigos. A demanda dos consumidores também aumentou. Testemunhamos preços mais baixos para notebooks e ofertas promocionais de computadores híbridos 2 em 1 atraindo os clientes. Muitos dos primeiros compradores de tablets estão considerando comprar a produtos híbridos como uma alternativa viável para substituir seus tablets”, relatou o diretor de pesquisas do Gartner, Ranjit Atwal.
A HP manteve a primeira colocação geral na EMEA devido aos resultados melhores obtidos no segmento de PCs profissionais, mas a diferença entre HP e Lenovo está cada vez menor. A companhia chinesa mantém a segunda posição do ranking devido à forte performance no segmento de PCs particulares, marcando crescimento consecutivo de dois dígitos por nove trimestres. No terceiro trimestre deste ano, a Lenovo registrou 45% de melhora nas entregas ano a ano.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

1 dia ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

1 dia ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

1 dia ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

1 dia ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

1 dia ago