Entenda a importância do operacional para uma gestão de RH estratégica

Com crescentes mudanças nas empresas, tornou-se chave mudar e modernizar a área

Author Photo
11:45 am - 02 de novembro de 2018

A área de recursos humanos é, tradicionalmente, fundamental em qualquer modelo de negócio. Isso porque é o setor responsável por administrar, desenvolver e trabalhar com os ativos mais preciosos da organização: as pessoas. E com as crescentes mudanças e modernizações na administração das empresas, a gestão de RH também vem se reinventando todos os dias.

Esses avanços, por sua vez, exigem que o RH busque atualizações para deixar de ser visto somente do ponto de vista operacional, responsável apenas pelos processos relacionados aos colaboradores. “O mercado extremamente competitivo de hoje demanda a atuação de um RH verdadeiramente estratégico, que vá além das questões burocráticas”, explica diretora Administrativa da WK Sistemas, Cláudia Denardi Rutzen.

Afinal, é responsabilidade do RH garantir o desenvolvimento necessário para que os funcionários exerçam suas funções da melhor forma possível, bem como trabalhar para fazer o recrutamento de colaboradores alinhados aos objetivos da organização e para manter os seus talentos dentro da empresa. Por isso, a atuação desta área deve ser sempre condizente com os objetivos estratégicos e operacionais da organização.

O importante papel operacional da gestão de RH

Amplamente conhecido como departamento pessoal, o RH operacional é o formato mais tradicional de gestão de recursos humanos. Normalmente, ele exerce apenas funções burocráticas e é envolvido com procedimentos padrões, como folha de pagamento, ponto eletrônico, cargos e salários, recrutamento e seleção e medicina do trabalho, por exemplo.

Com foco em operacionalizar os processos, aqui o potencial estratégico fica de fora. Porém, a grande exigência e concorrência no mercado faz com que a automatização das rotinas operacionais ganhe mais espaço e, mais do que nunca, a tecnologia passa a ser usada em prol da otimização. Não à toa, um software de gestão de RH pode ser o maior aliado dos profissionais deste setor, pois integra processos e controles operacionais do departamento pessoal.

Consequentemente, o tempo destinado a essas atividades diminui, garantindo mais fôlego para que o RH se dedique a gerenciar os vários processos estratégicos, alinhando a gestão de pessoas com as perspectivas da companhia e, assim, otimizando os resultados. “Além disso, as soluções simplificam o eSocial, unificando todas as informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e padronizando todos os seus processos, agilizando o cumprimento das obrigações legais. Assim, os profissionais de RH ganham velocidade para cuidar das demais atividades de forma mais tranquila”, complementa a diretora.

As atribuições do RH estratégico

Do outro lado da moeda, o RH estratégico é mais focado em atender às necessidades da companhia e atuar com o desenvolvimento da organização como um todo. Aqui, um dos princípios básicos é o de que esse setor trabalhe sempre em busca de resultados, focando em indicadores alinhados aos objetivos da empresa e que agreguem valor a ela e aos seus colaboradores. “Em outras palavras, é necessário que o RH se consolide no desenvolvimento de estratégias. E, nesse contexto, mais uma vez o suporte de uma solução automatizada pode ser fundamental na mensuração de resultados, métricas e na organização do banco de dados da empresa”, diz Cláudia.

Isso porque a gestão de RH estratégica deve ser norteada por dados precisos, fazendo diagnósticos organizacionais, propondo ações de melhorias e avaliando os resultados das ações propostas para conhecer a real efetividade delas. Não é de se estranhar, então, que esse modelo busque sempre utilizar soluções tecnológicas que sejam capazes de gerar informações importantes, consistentes e assertivas. Em suma, a ação deste departamento deve estar sempre focada na estratégia do negócio, que somente pode ser alcançada com a valorização dos talentos da força de trabalho.

Por isso, o ideal é que haja uma coexistência entre os dois modelos — operacional e estratégico, prezando sempre pelo bom desempenho e pela qualidade de vida das pessoas. Afinal, são os funcionários de um negócio que fazem com que ele atinja metas e conquiste bons resultados. “E na sua empresa, como o RH atua? Lembre-se: o futuro das organizações depende de um setor de gestão de pessoas que saiba como projetar tendências, desenhar cenários e buscar constantemente soluções inovadoras. Tudo isso, claro, executando com maestria todos os processos operacionais”, finaliza Cláudia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.