Recurso de IA da Luz ‘prevê’ conta de energia elétrica

Recurso identifica e discrimina o consumo de energia de equipamentos domésticos, oferecendo informações detalhadas sobre consumo

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9:07 pm - 24 de março de 2023
Foto: Shutterstock

A Luz, startup fornecedora digital de energia elétrica, anunciou que seus clientes passarão a partir deste mês a receber informações detalhadas sobre o consumo de aparelhos domésticos. A proposta busca identificar “os vilões” de suas contas e, assim, ajudar as pessoas a controlar melhor seu consumo.

“Quando chega a fatura, muito consumidor se assusta com os valores e quer saber se o ar-condicionado ficou ligado por muito tempo, se os filhos demoraram no banho ou se o problema foi com o aquecedor”, afirmou Rafael Maia, CEO da Luz.

Para conseguir determinar o consumo de cada aparelho doméstico, a Luz contou com o auxílio da Inteligência Artificial. Por cerca de um ano, a startup realizou ensaios digitais em eletrodomésticos e aparelhos. Ao longo do tempo, essa leitura gerou dados para a empresa. Segundo a Luz, a partir desses ensaios, os algoritmos conseguem entender o hábito de uma família de maneira individualizada e segmentada por item residencial.

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“Com as informações de consumo de cada eletrodoméstico, conseguimos criar nossa inteligência própria”, diz Alfredo Silva, sócio-fundador da Luz.

Testes de consumo

A energytech explica que foram testados, por vários meses, air fryer, geladeira, freezer, ar-condicionado, ventilador, chuveiro elétrico, aquecedor, máquina de lavar roupas e outros utensílios, em diversos medidores de energia. O objetivo foi ensinar a inteligência artificial a entender hábitos familiares, por meio de machine learning.

Todos os eletrodomésticos testados foram classificados e agrupados no aplicativo que mostra a informação para o consumidor, em seis categorias distintas: geladeira e freezer; ar-condicionado e ventilador; chuveiro e aquecedor; cozinha; lavanderia; e outros. A ideia é que o cliente tenha acesso a dados cada vez mais detalhados para gerir sua fatura.

“Este é o primeiro passo para dizermos, de forma personalizada, que a família pode diminuir o consumo se, por exemplo, desligar o ar-condicionado em um horário determinado ou trocar de geladeira ou chuveiro elétrico”, diz Silva.

Ele explica que os algoritmos vão customizar cada vez mais as informações, sendo possível no futuro avisar o cliente a hora de fazer a manutenção ou trocar um determinado aparelho por consumir energia além do normal.

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