Enel, Leonardo e TIM anunciam soluções conjuntas em cidades inteligentes

Cooperação entre as três empresas italianas prevê identificar municipalidades com potencial de digitalização em energia, segurança e comunicações

Author Photo
7:13 pm - 09 de junho de 2021
cidade inteligente, cidade, smartcitie

A Enel X Brasil, a Leonardo e a TIM, todas multinacionais de origem italiana, assinaram nesta quarta (9) na Embaixada da Itália em Brasília (DF) um acordo de intenções para oferecer soluções conjuntas para cidades inteligentes. O portfólio combinado das empresas inclui energia, segurança e comunicações, e será oferecido no Brasil por meio de soluções integradas sob medida.

O acordo prevê que cada empresa desenvolverá e fornecerá capacidades em projetos de transporte, conectividade, transformação digital e energia. O acordo também prevê a identificação de possíveis cidades nas quais o desenvolvimento de projetos pode ser aplicado para que se tornem “laboratório vivo” de aplicações tecnológicas promissoras.

Leia mais: Sky.One e CreditCorp anunciam joint venture de risco sacado

“Este acordo representa uma oportunidade única de capitalizar as habilidades de três empresas internacionais líderes que oferecem no Brasil um pacote integrado e completo de serviços em benefício dos cidadãos, promovendo o conceito de cidade inteligente, resiliente e segura”, diz em comunicado Francesco Moliterni, presidente da Leonardo do Brasil.

O acordo inclui serviços de e-city, e-home, e-mobility, e-industries e também serviços digitais financeiros. Entre as possíveis aplicações desenvolvidas a partir da parceria está a implantação de tecnologias de segurança aos cidadãos, com conectividade e integradas a uma série de sensores inteligentes.

Também medição do clima e nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos. Para empresas e edifícios públicos, a parceria prevê soluções de engenharia, oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.

Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, diz que a parceria é importante para a construção de ofertas integradas aos clientes corporativos no país.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.