Empresas precisam se reinventar para se manterem competitivas

A cada dia o mercado está mais moderno e muitas empresas já nasceram neste contexto, mas outras mais tradicionais precisam trabalhar a cada dia para se manterem atuais

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4:54 pm - 27 de novembro de 2018
4 maneiras de inovar em uma economia digital

Nos dias de hoje, a evolução das empresas não é mais uma opção: é uma imposição do mercado. Principalmente no segmento de tecnologia, é muito importante que as empresas acompanhem o movimento gerado pelas mudanças nos hábitos de consumo. Hoje em dia, os clientes entendem muito mais sobre os produtos e serviços oferecidos, podem pesquisar por quase qualquer informação online, oferecer e obter recomendações e indicações sobre as empresas nas redes sociais. Neste sentido, muitas empresas estão se reinventando e modernizando suas operações, processos, mentalidades, produtos e serviços.

Grandes empresas tradicionais

A Softplan é um exemplo de empresa que investe nesta modernização. Apesar dos 28 anos de história e de consolidação de marca, é preciso se manter em atualização para seguir competitiva no mercado. A empresa desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco nas seguintes áreas de atuação: indústria das construção; administração pública; saúde, infraestrutura, transportes e obras; Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos, Procuradorias e escritórios de advocacia.

Para se destacar no mercado, continuamente investe em novas iniciativas. A 1Doc e a WeGov foram os primeiros negócios a receberem aportes da companhia no âmbito da área de Inovação e Novos Negócios da Unidade de Gestão Pública. O modelo de investimento que a unidade segue é o de Corporate Ventures, que mantém os empreendedores no negócio com o apoio da força de vendas, canais, marca e conhecimento de negócio.

“Nossa estratégia de crescimento apoiada na inovação aberta tem como objetivo diversificar o portfólio de soluções com startups que possam complementar as ofertas atuais ou acessar novos mercados estratégicos para a Softplan”, resume o sócio-fundador e diretor da Unidade de Gestão Pública, Moacir Marafon. A Softplan também tem diversas iniciativas de inovação interna, com programas de intraempreendedorismo e laboratórios de inovação para experimentação de novas tecnologias e modelos de negócio. As propostas de mais sucesso podem ser integradas à Softplan ou se tornarem uma empresa independente, contando com a Softplan como investidora.

Seguindo na linha de modernização, a Microservice, empresa fundada em 1992 em Blumenau, Santa Catarina, tem como propósito “Inovar para transformar”, e entende que inovação não é nada sem ação. A Microservice é provedora de soluções e serviços gerenciados nas linhas de IT Operations, Cybersecurity, Cloud & Infrastructure e Digital Business. A empresa iniciou sua atuação com foco em revenda das soluções de parceiros, porém sentiu que poderia oferecer mais. Hoje busca focar mais em sua propriedade intelectual, oferecendo consultoria em TI e apoiando os clientes a atingirem o sucesso e o máximo potencial de seus negócios por meio da tecnologia, com soluções inteligentes e exclusivas.

“Para atingir nossos objetivos, ampliamos parcerias, inserimos o uso de novas tecnologias, como Inteligência Artificial e Machine Learning, nas nossas soluções, e, principalmente, realizamos uma mudança de cultura interna. Acreditamos que a transformação inicia de dentro para fora, por isso, o primeiro passo foi a conscientização dos nossos colaboradores, envolvidos em todos os passos das mudanças necessárias, que foram incentivados a contribuir com ideias inovadoras, por meio do nosso programa de reconhecimento interno. Desta forma, criamos um discurso alinhado e, como consultores, conseguimos apoiar nossos clientes em uma melhor experiência na transformação digital”, declara Sandro Zendron, CEO da Microservice.

Startups: empresas que já nascem inovadoras

O outro lado da moeda pode ser percebido nas famosas startups, que são empresas que já nascem em um contexto digital e moderno com a inovação no sangue. Um exemplo é a startup catarinense GoGood, que desenvolve um aplicativo online para prevenção de saúde e bem-estar no ambiente corporativo. Para os fundadores, inovar foi o ponto de partida, como conta Bruno Rodrigues, CEO da empresa: “Queríamos entregar algo que unisse impacto social e tecnologia e que pudesse entregar um valor real aos nossos clientes”.

Para isso, em 2015, Bruno começou a desenhar o projeto da GoGood, que por seu caráter inovador, já recebeu mais de 1,5 milhão em investimentos de fundos como o Canary. Bruno e sua equipe acreditam que a inovação acontece a partir das necessidades do cliente. “Vemos diversas empresas ganhando mercado ao simplesmente colocarem o cliente em primeiro plano, e isso nos inspira a nos tornarmos especialistas nas dores dos clientes em suas rotinas. A partir daí, conseguiremos inovar criando valor a partir da melhor solução para problemas reais e relevantes”, enfatiza Bruno.

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