Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Empresas líderes de TI são mais propensas a colaborar com a concorrência, diz estudo

Mesmo com o crescimento maciço das oportunidades digitais, maioria das empresas brasileiras subestima a quantidade de inovação em suas estratégias

Da Redação
13:09 pm - 06 de setembro de 2021
Shutterstock

Líderes do setor de TI estão mais dispostos a colaborar com concorrentes, diz nova pesquisa da Tata Consultancy Services. A consultoria publicou um estudo feito com 1.200 CEOs e executivos seniores no qual revela uma grande divisão nas estratégias digitais de empresas líderes e seguidoras. No Brasil, a maioria dos entrevistados acredita que, até 2025, sua maior competição virá além das fronteiras da indústria tradicional.

Realizado pelo TCS Thought Leadership Institute, o estudo avalia como as grandes empresas globais ajustarão suas estratégias competitivas até 2025, após a pandemia. “Os executivos seniores são sempre desafiados a liderar suas organizações para serem mais competitivas e o aumento da digitalização apenas acelera esse ímpeto”, disse Krishnan Ramanujam, Business Group Head da área de Serviços de Negócios e Tecnologia da TCS.

O relatório “Onde, como e com o quê líderes competirão na nova década: descobertas do Estudo Global de Liderança TCS 2021” revela uma grande divisão nas estratégias digitais de empresas com melhor desempenho (Líderes) em relação às que estão atrás (Seguidoras). Em destaque, a pesquisa revelou que 80% das Líderes estão mais dispostas a colaborar com os concorrentes, em comparação com as Seguidoras (23%).

O estudo também observou que a Inovação foi classificada como o aspecto mais importante da cultura organizacional, seguida por Diversidade, Inclusão e Igualdade de Oportunidades, Orientação para a Qualidade e Centralidade no Cliente.

Enquanto as empresas Líderes classificaram a Centralidade no Cliente como a principal prioridade cultural, as Seguidoras a classificaram em 6º lugar, indicando que as empresas de alto desempenho incorporam uma mentalidade de ‘cliente primeiro’ em toda a organização, diz o estudo.

Até 2025, os entrevistados acreditam que 41% de sua receita virá de novos serviços. Com isso, as Líderes esperam 44% da receita vinda de novos serviços, enquanto as Seguidoras esperam 40%, segundo o relatório da Tata. Os entrevistados projetaram que, até 2025, 46% de sua receita virá de produtos ou serviços puramente digitais. As Líderes esperam que seja ainda maior – 56%.

Quando questionados sobre onde precisam usar os dados de maneira mais eficiente, as Líderes classificam as Campanhas de Marketing Digital em primeiro lugar, seguidas por Iniciativas de Vendas e Atendimento ao Cliente, sugerindo que suas empresas precisam melhorar a maneira como os dados do cliente são usados para criar demanda e melhorar a experiência do cliente.

Empresas brasileiras subestimam a inovação

No entanto, no Brasil, mesmo com o crescimento maciço das oportunidades digitais, a maioria das empresas brasileiras entrevistadas subestima a quantidade de inovação em estratégia, produtos e serviços, processos de negócios e abordagens de liderança que precisarão para competir.

Além disso, segundo o estudo, as empresas brasileiras têm muito mais probabilidade, do que as outras respondentes da pesquisa, de avaliar fatores políticos, fiscais e regulatórios ao decidir onde competir até 2025. E três quartos dos entrevistados brasileiros acreditam que sua maior competição até 2025 virá de além das fronteiras da indústria tradicional, particularmente de empresas digitais (32%).

Para Tushar Parikh, Country Head da TCS no Brasil, as empresas brasileiras entendem a importância da transformação digital e muitas já estão se preparando para esse momento.

“O Estudo Global de Liderança deixa claro que os líderes sabem que devem investir em novos produtos e serviços, porém o maior investimento está em aprimorar o que já é oferecido pelas organizações. As empresas que conseguirem perceber a necessidade de inovar durante este cenário de transformação digital terão uma grande vantagem no mercado”, afirma Parikh.

O estudo corrobora com essa afirmação de Parikh. Os entrevistados brasileiros acreditam que até 2025, 43% da receita virá de novos produtos e serviços que eles não comercializam hoje.

Atualmente, os entrevistados brasileiros estão à frente de todos os outros entrevistados na pesquisa sobre automatizar as interações de marketing e pós-venda com o cliente e os dados do cliente são a principal fonte de ideias inovadoras dos entrevistados globais. As empresas brasileiras têm 9 pontos percentuais menos probabilidade de priorizar essa fonte, estando atrás da busca por ideias de colaboradores, recompensas a funcionários criativos e reconhecimento interno por apresentar ideias.

Tags:
inovação
transformação digital
Brand Post por TOPDesk

Usando o service desk como aliado na redução de custos

Mais do que organizar e gerenciar a solução de problemas, soluções de ITSM e ESM podem ser estratégicas na busca por redução de custos em tecnologia

Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados