O mercado de tecnologia ultrapassou o ponto de virada, com mais da metade das organizações já tendo adotado a automação inteligente, e as tecnologias de RPA e IA deixando de ser emergentes para se tornarem soluções comerciais para as empresas, segundo um novo relatório de análise da Futurum Research encomendado pela Automation Anywhere, líder global em automação robótica de processos (RPA).
O “Report for the State of RPA and Smart Automation” (relatório sobre o estado da RPA e da automação inteligente) entrevistou mais de 1.000 executivos de empresas na América do Norte e descobriu que, embora 75,3% deles acreditem que a automação os tornará mais competitivos, existem disparidades significativas entre os setores – com o setor público e, surpreendentemente, as companhias de tecnologia em substancial defasagem quando se trata de adoção.
Apesar de mais da metade das empresas na América do Norte já terem implementado algum tipo de solução de automação, como RPA e IA, a pesquisa mostra diferenças notáveis entre os setores. Por exemplo, quase nove entre dez organizações industriais já adotaram alguma forma de automação inteligente, contra menos de três a cada dez organizações do setor público. A pesquisa revela que:
Apesar dos conhecidos benefícios da automação, o relatório identificou quatro barreiras a sua adoção, ainda que a pesquisa não tenha mostrado haver uma razão única para tais barreiras. São elas:
Apesar da identificação dessas barreiras a serem vencidas, nove entre dez organizações que ainda não implementaram soluções de RPA e automação baseada em IA afirmam ter competências técnicas internas suficientes para fazer isso, mostrando que a questão técnica não é mais um obstáculo significativo para a maioria das empresas.
“A automação inteligente representa um salto quântico para a humanidade e, assim como os estágios iniciais da internet, as empresas que não se adaptarem a essa nova realidade correm o risco de se tornar obsoletas”, afirma Daniel Newman, fundador e analista chefe da Futurum Research. “O relatório oferece uma visão panorâmica da automação inteligente e de como a América do Norte está aderindo amplamente a esse novo capítulo do Futuro do Trabalho.”
“Hoje, estamos começando a ver uma adoção contínua da RPA em certos setores, especialmente em serviços bancários e financeiros, economizando milhares de horas em retrabalhos evitáveis que são causados por erros humanos”, afirma Kristy Junio, vice-presidente de Marketing Setorial Global na Automation Anywhere. “Se olharmos para o futuro, para os próximos dois ou três anos, eu prevejo uma gama mais ampla de setores econômicos usando bots para lidar com processos, que podem incluir a aceleração de sinistros de seguros após acidentes e a melhoria na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos para prover tratamento aos pacientes em menos tempo. Ao melhorar os processos de cada setor e devolver tempo para os trabalhadores humanos criarem mais valor, isso vai acelerar o crescimento e diferenciar as estratégias de negócio.” aponta o VP.
A empresa-mãe do Google, Alphabet, revelou planos para expandir significativamente seu principal centro de dados…
Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…
Acelerar projetos de inteligência artificial (IA) dos clientes através de uma oferta que combina computação,…
A Vittude, startup especialista em atendimento de saúde mental para empresas, anunciou recentemente o lançamento…
A OpenAI anunciou que o ChatGPT agora permite que usuários façam upload de arquivos diretamente…
A Sony Music Group enviou uma carta a mais de 700 empresas de tecnologia e…