Notícias

Empresas estão longe de atingirem metas de transformação sustentável

Há uma grande lacuna entre a percepção das empresas do setor privado e público em relação a sua jornada de Transformação Sustentável (SX) e a realidade em que elas se encontram, concluiu estudo da Fujitsu feito em parceria com a FT Longitude, divisão de pesquisa e marketing de conteúdo do Financial Times Group. O levantamento global foi feito com 1.000 líderes em agosto de 2022. Apesar desse cenário, o estudo indica que o impacto da sustentabilidade é a prioridade número um para os entrevistados e que pretendem aprimorar os três pilares da SX: ambiental, econômico e social.

Os entrevistados defendem que a sustentabilidade e os temas que a atravessam são importantes para o futuro das suas corporações. No entanto, o estudo sugere que muitas delas não chegaram tão longe quanto pensam. Apenas 26% das organizações pesquisadas implementaram iniciativas de saúde e bem-estar para os funcionários e apenas 12% estão usando ou criando produtos neutros em carbono. Além disso, apenas 12% buscam apoiar iniciativas de diversidade e inclusão e somente 5% estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia também: Projeto de Lei quer colocar serviços como Netflix e Google sob supervisão da Anatel

Embora 61% das organizações acreditem ter feito progressos substanciais em suas jornadas avançadas de sustentabilidade, menos de uma em cada dez concluiu os requisitos mandatórios para isso, tais como: desenvolver cadeias de suprimentos sustentáveis ​​(9%), zerar emissões de carbono (2%) e se preparar para emergências ambientais (7%).

A tecnologia também é vista como aliada fundamental na busca pelos pilares de SX, com 68% das empresas defendendo investimentos significativos em tecnologia para tais fins e 42% afirmando que precisam de ajuda para transformar a tecnologia legada.

“Isso mostra que ser bem-sucedido na SX exige que as empresas sejam sustentáveis ​​e com estratégias sólidas para o uso de tecnologia. Se as organizações querem ter sucesso em seus planos, focar apenas na sustentabilidade não é suficiente. A tecnologia tem um papel fundamental para que isso aconteça e é positivo que as organizações estão investindo em soluções de ponta, reconhecendo que representa um passo fundamental no apoio a medidas sustentáveis”, avalia Jun Ueda, CEO da Fujitsu do Brasil.

Recent Posts

4 indicadores para empresas se manterem à frente na cultura de dados

O crescimento da inteligência artificial generativa (GenAI) fez com as organizações prestassem mais atenção ao…

27 minutos ago

Um terço das organizações no Brasil usa tecnologia em metas de sustentabilidade

Um estudo divulgado recentemente pela Kyndryl, feito em parceria com a Microsoft, concluiu que são…

1 hora ago

Saúde é o terceiro setor mais atacado pelo cibercrime no Brasil em 2024

Um levantamento da Kaspersky divulgado recentemente registrou mais de 800 bloqueios de ataques de ransomware…

2 horas ago

Chief AI Officer: 98% dos líderes de TI e dados querem um líder de IA

Um novo C-level, o Chief AI Officer (ou CAIO) pode ser a chave para que…

3 horas ago

TSMC registra crescimento recorde em venda impulsionada pela demanda de IA

A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) alcançou um marco histórico em suas vendas de abril, com…

4 horas ago

Nvidia acelera tecnologias para pesquisas científicas e computação quântica

A Nvidia anunciou tecnologias que prometem acelerar a revolução da indústria de computação de alto…

5 horas ago