Notícias

Empresas enfrentam picos de até 216% na demanda por suporte, mostra estudo da Zendesk

A Zendesk acaba de divulgar um recorte com milhares de empresas globais sobre o impacto do COVID-19 no atendimento ao consumidor durante o mês de março.

“Verificamos um pico de até 216% na demanda por suporte, devido às medidas de isolamento social e, consequentemente, a transferência dos help centers para um modelo de trabalho remoto”, conta Elisabeth Zornes, Chief Customer Officer da Zendesk.

Em decorrência do surto de coronavírus pelo mundo, a companhia acredita que empresas precisam se adaptar rapidamente para atender aos picos de pedidos de suporte, cancelamento de reservas e outros desafios de um mercado volátil e incerto do momento.

Confira aqui alguns insights do levantamento realizado pela Zendesk:

• Volume de chamados de suporte flutuaram entre -17% e +24% durante as últimas semanas do surto global de COVID-19. Na semana de 15 a 22 de março, por exemplo, houve um aumento global de 20% no número de tickets abertos, se comparado com o mesmo período do ano passado. No total de março, o aumento médio foi de 16% nos tickets semanais em comparação com o mesmo período de 2019.

• Três setores que observaram os maiores picos nas solicitações de suporte são de serviços conferência e educação a distância (216%), companhias aéreas (199%) e marcas de supermercado (39%).

• Isso também significa que há mais demora no atendimento, com aumento 40% para serviços de conferência e educação a distância e de 20% para companhias aéreas, conforme dados da primeira semana de março.

• Alguns países estão enfrentando picos de contaminação, e consequentemente aumento no número de tickets de suporte com as empresas, como Itália (34%), Suíça (30%), Reino Unido (19%), o que serve de indicador de atenção para países que estão começando a sentir crescimento nos casos de contaminação.

• Para lidar com o aumento de demanda de suporte, empresas estão apostando em ferramentas de Inteligência Artificial (IA), com aumento de 14% no uso desde o começo de março.

• Em março, o volume de tickets está crescendo especialmente nas regiões que estão enfrentando um estágio mais crítico de contaminação do vírus, com aumento de 16% na América Latina e 7% na América do Norte. Já os países que estão em redução do número de novos infectados, como Ásia-Pacífico, o pico foi atingido em 8 de março e está permanecendo estável.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago