Empresas de TI são menos sustentáveis do que pensam, indica estudo

Organizações acreditam que tema é prioritário, porém pecam em definir planos estratégicos e não sabem como traduzir investimento em ações

Author Photo
6:47 pm - 03 de novembro de 2022
Imagem: Reprodução/Shutter Stock

A maioria das empresas de TI e data center no mundo acreditam que seus programas de sustentabilidade são mais avançados do que realmente são. Segundo pesquisa da Forrester Consulting feita com mais de mil tomadores de decisão globais em sustentabilidade, 73% dos líderes entrevistados apontam que a sustentabilidade é a segunda prioridade geral das organizações.

No entanto, apenas 33% dizem que suas empresas possuem um plano estratégico de sustentabilidade.

Esse deslocamento da realidade também é reforçado por uma pesquisa da 451 Research que revelou que as organizações acreditam que seus programas de sustentabilidade são mais avançados do que realmente são. Para esse grupo, o principal impulsionador do tema é o valor do negócio e as empresas começam medindo o uso de energia e depois expandem para outras métricas e ferramentas.

Leia também: Membros do Microsoft for Startups Founders Hub terão recursos gratuitos do LinkedIn

“A pesquisa demonstra claramente que, em todo o setor de data center e TI, há uma lacuna de ação de sustentabilidade – a intenção parece estar lá, mas falta ação”, apontou Pankaj Sharma, vice-presidente executivo das divisões de Secure Power da Schneider Electric. “É claro que os profissionais do segmento entenderam e tomaram medidas para abordar o tema. Mas o que nos falta, com algumas exceções, são planos de ação abrangentes e apoiados e metas mensuráveis para criar a mudança necessária para enfrentar a crise climática.”

Os maiores desafios em sua jornada incluem otimizar o uso de energia, seguido pela obtenção de dados e métricas consistentes (para líderes/companhias avançadas) e falta de pessoal qualificado (para organizações iniciantes).

Há um desafio em traduzir os investimentos em sustentabilidade em ação, segundo análise de outra pesquisa da Canalys sobre o tema. Os parceiros de canal de TI estão investindo em estratégias de sustentabilidade, segundo a consultoria, porém não possuem respostas claras de como atingir esses objetivos. Apenas um terço estabeleceu metas ESG.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.