Empresas criam joint venture para acelerar iniciativas de automação residencial

Author Photo
3:28 pm - 06 de abril de 2015
Empresas criam joint venture para acelerar iniciativas de automação residencial
ABB, Robert Bosch GmbH e Cisco Systems formaram uma joint venture para desenvolver e operar uma plataforma de software aberto para residências inteligentes. Segundo as empresas, a tecnologia, batizada de mozaiq, vai ajudar a unificar soluções autônomas para automação residencial e oferecer a interoperabilidade entre dispositivos.

A plataforma reúne características de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), Serviços e Pessoas nas casas dos consumidores, tornando fácil e seguro produtos se comunicarem uns com os outros. 

As companhias afirmam que os consumidores serão capazes de adaptar seus aparelhos e dispositivos, independentemente da marca, de modo a fornecer controle, conforto e melhora significativa de eficiência energética. 

Por exemplo, em um dia quente, com um clique de um smartphone ou por meio de uma instrução pré-estabelecida, as cortinas da casa podem ser fechadas; o timer predefinido para a máquina de secar roupas poderia ser desativado; assim como todos os dispositivos de tela desligados automaticamente para as crianças brincarem fora de casa. 

O responsável interino pelo mozaiq será Dirk Schlesinger, da Cisco Internet Business Solutions Group. Ele ficará localizado em Frankfurt, na Alemanha, até que um novo diretor seja anunciado. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.