Empresas criam Associação Brasileira de Inteligência Artificial

Author Photo
5:01 pm - 18 de maio de 2017

Um grupo de 16 empresas com atuação no setor de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) no Brasil acaba de anunciar a criação da primeira entidade representativa do setor: a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), reúne tanto startups quanto empresas já consolidadas no setor.

Existem hoje cerca de 40 empresas iniciantes que se dedicam exclusivamente a criar ou aplicar soluções de AI no Brasil para aumentar a eficiência em setores como seguros, marketing digital, varejo, agronegócios, educação, saúde, legislação, transportes, serviços financeiros e linguagem natural.

Na avaliação do presidente da ABRIA, Yan Di, a criação da entidade permitirá somar esforços entre as empresas brasileiras que atuam no setor, ampliar a troca de informações entre players nacionais e acelerar a adoção de plataformas de AI que melhorem a produtividade da economia brasileira. “Estudos internacionais indicam que a aplicação de soluções de AI gera, em média, aumento de 40% na produtividade das empresas que a adotam. Em segmentos como o varejo, por exemplo, este ganho chega a 60%, acelerando a tomada de decisões e auxiliando na prospecção de novos clientes”, afirma.

Para o CEO da Nama, Rodrigo Scotti, a iniciativa integrará a comunidade desenvolvedora e tornará mais palpável para a população a tecnologia em Inteligência Artificial genuinamente brasileira. “Queremos que as boas práticas em Inteligência Artificial sejam cada vez mais disseminadas na sociedade e possam ajudar muitas pessoas em suas atividades cotidianas”, comenta.

Entre as atividades já definidas na agenda da entidade estão a produção do primeiro mapa público do setor de Inteligência Artificial no Brasil, identificando as startups em ascensão, empresas internacionais operando no Brasil e projetos de pesquisa nos setores acadêmicos. Veja abaixo os sócios fundadores da ABRIA.

1 – Baidu Multinacional; empresa de inteligência artificial
2 – Nuveo Empresa brasileira; automatiza coleta e análise de dados
3 – MeCasei; pesquisa de preços e organização de eventos por AI
4 – Dataholics; análise de risco de crédito e segmentação para marketing
5 – Nexus Edge; IA proprietária para publicidade
6 – Directtalk; processamento em linguagem natural
7 – Hekima; solução de Big Data e Inteligência Artificial
8 – Neurologic; pesquisas de mercado e análises de dados
9 – Horizonfour; análise de dados para ações de marketing
10 – Mvisia; máquinas de visão para seleção de produtos no meio agrícola
11 – Allgoo; análise de dados para o mercado de investimentos
12 – Docbot; plataforma de assistentes virtuais (BOTS) de saúde e bem-estar
13 – Intexfy; aplicações de inteligência artificial para vendas
14 – Nama; chatbots que compreendem a linguagem humana
15 – Fhinck; AI para aumentar a produtividade das operações de suporte e backoffice
16 – Geofusion; location analytics para decisões de negócio

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.