Empresas que investem em capacitação esperam maior produtividade de funcionários

Segundo pesquisa da Alura, empresas apostam em educação de tecnologia para deixar equipes mais engajadas e fortalecer marca empregadora

Author Photo
12:08 pm - 17 de agosto de 2023
Capacitação da Sebrae recebe investimento da MCTI Imagem: Shutterstock

Empresas que estão investindo no desenvolvimento de habilidades digitais dos colaboradores esperam um retorno significativo desse investimento. A pesquisa Educação Tech & Eficiência Operacional das Empresas, feita pela Alura Para Empresas em parceria com a FIAP, demonstra que 80% das companhias ouvidas esperam aumento de performance e produtividade dos funcionários que receberam capitação em tecnologia.

O retorno na capacitação em tecnologia é visto de várias perspectivas pelos líderes. O estudo mostra que 42% das organizações visam aumentar os seus índices de engajamento nas ações internas.

Além disso, 39% delas apostam nas estratégias de educação em tecnologia para deixar as equipes mais engajadas de forma geral e fortalecer a sua marca empregadora, enquanto outras 37% preveem que a solução pode ajudar a reduzir o turnover.

Leia ainda: Adaptando-se ao futuro do trabalho: a importância da IA

O estudo ressalta que os resultados obtidos pelas empresas que investiram em capacitação tech estão alinhados com as suas expectativas. Em uma faixa de investimento de R$ 500 a R$ 32 mil reais por pessoa, os dados levantados apontam que a redução na taxa de rotatividade é o principal benefício sentido em companhias de estrutura menor, e o employer branding e engajamento nas maiores.

64% também viram um crescimento de performance e produtividade.

Para Adriano Almeida, cofundador e COO da Alura e líder da unidade de negócios, os números comprovam que a educação em tecnologia é uma ferramenta importante na diminuição de custos de operação e potencialização não apenas das habilidades dos colaboradores, mas também dos resultados.

“Com o avanço da inteligência artificial, modelos de negócios inéditos e novas relações de trabalho, as companhias precisam mudar o mindset e olhar para as oportunidades que essas transformações abrem. É nesse sentido que a nossa pesquisa indica que as lideranças no Brasil estão participando ativamente dessa caminhada por meio da valorização do aprendizado em tecnologia dos times”, destaca.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.