Notícias

Para Grupo Ivy, empresas no Brasil ainda buscam maturidade em cibersegurança

Empresas no Brasil têm enfrentado desafios significativos de segurança cibernética. De acordo com o relatório Cybersecurity Readiness Index (Índice de Preparação para a Cibersegurança), realizado pela Cisco, apenas 26% das empresas no Brasil estão no nível maduro de preparação necessária para serem resilientes contra os atuais riscos de cibersegurança.

Nesse cenário, na avaliação de Miller Augusto, CEO e Founder do Grupo Ivy, empresas brasileiras ainda estão em busca de maturidade em cibersegurança. “Apenas 21% das empresas que efetuamos uma jornada de DR (disaster recovery) possuíam estratégias sólidas de governança. Isso é assustador levando em conta o grau de maturidade esperado em um processo difundido por mais de dez anos”, conta.

Para ele, a cibersegurança é um desafio crítico na jornada digital brasileira. A falta de conscientização e de recursos eficazes são barreiras que precisamos superar para alcançar a maturidade necessária na defesa contra ameaças digitais, avalia.

Por que a cibersegurança não avança?

Uma das questões cruciais é a alocação insuficiente de recursos, revela o executivo. Segundo ele, o investimento em equipes altamente especializadas em segurança cibernética e em tecnologias de última geração é uma necessidade premente. “A ausência desses recursos deixa as organizações vulneráveis a ameaças cibernéticas em constante evolução”, ressalta.

Um dos principais desafios enfrentados pelas organizações brasileiras é a falta de investimento adequado em recursos humanos e tecnológicos. Muitas empresas ainda não destinaram os recursos necessários para construir equipes de segurança cibernética altamente qualificadas e implementar as tecnologias mais recentes em suas infraestruturas.

Conscientização é caminho

A conscientização sobre a importância da cibersegurança está aumentando no ambiente empresarial brasileiro. As empresas estão percebendo que a proteção de dados não é apenas uma questão técnica, como também estratégica e reputacional. A perda de dados sensíveis pode resultar em danos irreparáveis à imagem da empresa, bem como em prejuízos financeiros significativos.

Para o CEO do Grupo Ivy, a busca pela maturidade em cibersegurança inclui a adoção de políticas de segurança robustas, a realização de testes de penetração regulares e a implementação de medidas de monitoramento contínuo. A proteção dos ativos digitais e a preservação da confiança dos clientes são objetivos centrais, e a jornada para alcançá-los continua, com empresas buscando constantemente aprimorar suas práticas de segurança cibernética.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

11 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

12 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

13 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

13 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

13 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

14 horas ago