Empresas ainda não usam ferramentas para personalizar experiência do usuário

Segundo dados da Dinamize, apenas 33% das empresas brasileiras adotam ferramentas de segmentação e personalização já disponíveis

Author Photo
10:15 am - 01 de setembro de 2022
Reach marketing digital

Duas em cada três organizações no Brasil ignoram ferramentas para personalizar a experiência dos usuários, mesmo que estas estejam ao alcance.

Segundo dados compartilhados pela Dinamize, apenas 33,73% das empresas brasileiras utilizam as ferramentas de segmentação e personalização disponíveis na plataforma da empresa. Com elas, é possível filtrar os clientes de acordo com os dados cadastrais ou de interações e criar conteúdos conforme o tipo de dado oferecido pelos contatos.

“As organizações de e-commerce e do setor de saúde são as que mais utilizam esse recurso, o que se justifica pelo tipo de atendimento que precisam oferecer. Quanto mais personalizado, melhor as chances de venda, no caso do varejo, ou de fidelização do paciente, na saúde”, explica Juliana Lopes, Customer Success Sênior da Dinamize.

Leia também: Varejo é setor que mais emprega tecnologia no Brasil

Das soluções disponíveis na plataforma, a automação é a mais utilizada, com 59% do total. Nesse caso, são ações criadas automaticamente a partir de um critério específico definido pelo cliente. Pode ser considerada a entrada de novos contatos, a navegação no site, um cadastro em formulários, entre outros.

Mais da metade das empresas (52,41%) também utiliza recursos de integrações, ou seja, a possibilidade de conectar a plataforma a outros sistemas, como CRM e lojas virtuais. Na sequência aparecem as soluções de Captação (que buscam aumentar a lista de contatos) e E-mail pontual (disparo não automatizado), com 48,8% e 35,54%, respectivamente.

“O uso de ferramentas de marketing digital está mais do que consolidado no mercado brasileiro, ainda mais diante da digitalização constante dos últimos anos. Contudo, ainda há espaço para que as empresas possam usufruir de forma completa todos esses recursos”, completa Juliana.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.