A crise econômica causada pela pandemia está afetando empreendedores de todo o Brasil, mas um levantamento do SEBRAE mostrou que as mulheres estão sendo mais impactadas pela situação. Os dados mostram que 52% das empresárias paralisaram temporariamente ou de vez ou seus negócios, enquanto no caso dos empresários homens essa taxa foi de 47%.
A pesquisa também aponta que a proporção de empresárias com dívidas em atraso (34%) é maior do que homens (31%). Além disso, as mulheres têm pagado mais juros (35%) do que os homens (31%) e utilizaram mais a suspensão dos contratos (31%) do que os empresários do sexo masculino (27%). Esse levantamento foi realizado entre 30 de abril e 5 de maio.
“A pandemia trouxe à tona além das dificuldades financeiras, sensações ruins de desesperança em relação ao futuro. Por isso, nesse momento é importante fortalecer laços e estabelecer uma conexão com as pessoas. No caso das mulheres empreendedoras, isso é fundamental para que possamos trocar experiências, fazer networking e receber apoio”, afirma Sylvia Bellio, especialista em infraestrutura de TI e CEO da itl.tech.
A executiva listou uma série de dicas de gestão para que empreendedoras possam reduzir o impacto da crise em seus negócios:
Por causa do isolamento social, muitos negócios estão de portas fechadas para o público. Isso não significa, porém, que o negócio será encerrado. Em muitos casos é possível levar os serviços/produtos para as plataformas online. Apesar de ainda estar caminhando, o e-commerce (comércio eletrônico) tem crescido rapidamente ano a ano e certamente ocupará uma posição de destaque no faturamento das empresas daqui algum tempo.
Além das vendas, a presença digital é importante. Por isso, é essencial possuir contas em redes sociais, blogs, aplicativos de conversas e outros meios que podem servir de divulgação da marca. Muitas dessas plataformas são gratuitas e bastante intuitivas para que sirvam de aliadas nos negócios.
A presença em redes femininas serve para trocar experiências, se sentir acolhida e até mesmo encontrar parcerias. Por isso é preciso se disponibilizar e colocar à disposição de outras mulheres os conhecimentos que você possui e sua rede de influência. Em troca, esses grupos estarão lá para oferecerem algum apoio em uma matéria específica que você não conheça e também com seus contatos de negócios.
Busque mais conhecimento sobre a sua área de atuação
O período de quarentena pode ser usado também para o aprendizado. Nesse quesito é possível procurar por livros, pesquisas, relatórios, vídeos, enfim, conteúdos que debatam e forneçam mais informações sobre a sua área de atuação. A tecnologia tem feito o mundo mudar muito rapidamente e, por isso, é preciso estar em constante adaptação.
“O Brasil possui mais de 24 milhões de empreendedoras, sendo que todas estão lutando uma batalha diária para fazer com que essa crise passe o mais rápido possível. Portanto, antes de sequer pensar em desistir por causa das dificuldades, nós precisamos lembrar que estamos todas juntas nesse desafio”, finaliza Sylvia.
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