Notícias

emnify aposta em expansão de conectividade com chegada ao Brasil

A emnify nasceu na Alemanha, em 2014, para ajudar empresas de tecnologia a embarcar na conectividade M2M/IoT e gerenciarem de forma integrada os dispositivos por meio de uma solução baseada em nuvem, acessível de qualquer lugar em larga escala.

Em janeiro de 2022, após um financiamento série B de U$ 57 milhões, a companhia chegou ao Brasil como o primeiro passo da expansão do negócio em países da América Latina. Para isso, explica Carlos Campos, diretor geral da emnify no Brasil ao IT Forum, a empresa comprou a Cinco Telecom, do grupo J.Safra, em agosto desse ano.

De acordo com Campos, o fundo foi responsável não só pela presença no Brasil, mas também nos Estados Unidos e uma estratégia mais forte na própria Europa. A ideia é que a empresa tenha todas as funções nacionalmente, desde vendas, suporte ao cliente, financeiro, marketing, jurídico, entre outros.

“A chegada no Brasil tem a ver com o momento favorável do Brasil quanto à demanda. É um país com uma demanda gigantesca de vários setores da economia. Por exemplo o modal rodoviário e logístico. O país tem cerca de 117 milhões de carros, mas só 5% são rastreados”, diz o executivo.

A empresa, comenta Campos, ainda não tem um número fechado de crescimento, apesar da expectativa ser bastante positiva, visto que há um mercado em crescimento com uma escala de centenas de milhares e milhões de conexões. “Ao invés de vender uma conexão para uma pessoa, estamos em busca de verticais que consomem conectividade em grande escala. Nós queremos que a emnify esteja nos rankings das maiores operadoras de conexão.”

Ao ser questionado sobre quais são essas verticais, Campos tem diversas áreas para trabalhar: rastreamento veicular; segurança eletrônica (tudo o que tem respeito à segurança, telemetria e telecomando); empresas de meio de pagamento; automação comercial; indústria 4.0. mobilidade urbana.

“Aqui, ainda não há uma indústria que é uma das principais da Europa: de mobilidade elétrica e carregamento de carro elétrico. E a gente imagina que, no futuro, também crescerá no Brasil”, pondera o diretor.

Case de sucesso no Brasil

A emnify e a Meta Telecom firmaram parceria para oferecer ao mercado múltiplas opções de conexão e chip de conectividade. Com o uso do SIM Card multioperadora da emnify, a empresa de telecom poderá oferecer preços mais competitivos, qualidade de conexão, agilidade nos processos logísticos e suporte aprimorado ao cliente.

Além disto, a utilização da emnify IoT SuperNetwork, que oferece redundância em múltiplas redes no Brasil e em mais de 540 redes em todo o mundo, atenderá à crescente demanda por SIM cards que exigem conexão internacional, beneficiando empresas que operam em regiões da América Latina.

Com a parceria, a Meta Telecom pretende ampliar seu portfólio de serviços para além do fornecimento de conectividade móvel, oferecendo hardware e software para atender às necessidades de sua crescente base de clientes e se estabelecer como um marketplace completo de soluções para a Internet das Coisas (IoT).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

5 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

9 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

10 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

11 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

12 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

13 horas ago