Embratel lança solução de inteligência artificial para empresas
Realizada em três etapas, implementação da ferramenta pode ser direcionada para atividades como análise de dados, criação de chatbots e monitoramento

A Embratel anunciou nesta semana a Inteligência Artificial Embratel, solução corporativa que visa otimizar serviços pela implementação dessa tecnologia. De acordo com a empresa, o novo serviço “busca usar a alta capacidade de aprendizado e performance de máquinas para consumir dados e, com base neles, gerar insights aos negócios dos clientes”.
Como novo produto, a Embratel espera suprir uma demanda crescente pelo uso de IA em empresas que ainda não possuem capital humano e técnico para executar o serviço de forma independente. Uma vez contratado, o trabalho de implementação é dividido em três fases:
- Uma equipe especializada da Embratel realiza uma análise para compreender quais as necessidades do cliente, buscando sugerir a melhor abordagem de Inteligência Artificial para o seu negócio. Identificado o cenário e definida a estratégia, o time mapeia todos os dados que o cliente dispõe, como eles estão armazenados e a forma como essa base é aumentada a cada dia;
- Após, a solução de Inteligência Artificial definida para o projeto é codificada pela equipe de desenvolvimento da Embratel. Após a codificação, um treinamento é feito expondo o sistema a uma quantidade elevada de informações para que demonstre seu comportamento inteligente. As respostas fornecidas pela máquina são, então, avaliadas por especialistas e, quando necessário, corrigidas;
- Por último, o sistema já em funcionamento é acompanhado pela equipe Embratel para que as decisões tomadas automaticamente sejam avaliadas. Neste momento, quando houver comportamento incorreto ou quando forem necessárias novas informações que complementem a base de conhecimento do sistema, o time poderá intervir para aprimorar a tecnologia até que ela alcance o objetivo proposto.
Como exemplo de soluções que podem ser criadas por meio de inteligência artificial, a empresa cita a criação de chatbots, aplicativos de rota, monitoramento de atividades online para segmentação de público e na análise de tentativas de fraude em dados transacionais.
Em comunicado, a empresa afirma que “a tecnologia auxilia na tomada de decisão mesmo quando não está programada explicitamente para isso, pois observa e aprende com as escolhas e eventos ocorridos no sistema”. Quem desejar entender melhor o novo produto, pode acessar o site da empresa.