Embraer anuncia planta em Taubaté para fabricação de “carros voadores”

O projeto da Eve Air Mobility poderá ter eVTOLs em 2026

Author Photo
3:34 pm - 20 de julho de 2023
Foto: Embraer/Divulgação

A fabricante de aeronaves Eve Air Mobility, controlada pela Embraer, anunciou que os ‘eVTOLs’ (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), conhecidos ‘como carros voadores’, serão produzidos em Taubaté, no interior de São Paulo.

Eles serão fabricados em uma unidade já existente da Embraer que será ampliada para a nova linha de produção. A expectativa é que os primeiros modelos saiam da fábrica a partir de 2026. Apesar do anúncio, a Eve e Embraer disseram que a ampliação na fábrica ainda está sujeita à aprovação final das autoridades.

De acordo com o comunicado, o local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa.

Leia mais: Embraer e Finep assinam acordo para desenvolver tecnologias aeronáuticas

Em uma nota, a Prefeitura de Taubaté disse que a iniciativa trará benefícios “como a geração de empregos qualificados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de uma maior visibilidade no cenário tecnológico nacional e internacional”. Além disso, comentou que trabalhará com a Embraer para garantir que as etapas do projeto sejam conduzidas com eficiência e responsabilidade.

A Cetesb informou que ainda não recebeu solicitações de licença ambiental específica para a atividade ou expansão no local.

A Embraer informou que tem uma carteira de encomendas de 2,8 mil eVTOLs, o que representa mais de US$ 8 bilhões em vendas, para clientes operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. São 28 clientes.

*Com informações do G1

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.