Em tempos de pandemia, como manter a sua equipe engajada?

Durante o isolamento social, as equipes se distribuíram e as atividades continuaram remotamente

Author Photo
12:48 pm - 30 de abril de 2020
equipe engajada equipe engajada

Em poucas semanas, o mundo virou de cabeça para baixo. Há alguns dias, as pessoas trabalhavam em seus escritórios e quase que do dia para noite foram obrigadas a trabalhar de casa. Quem nunca havia feito home-office na vida viu a necessidade de fazer essa adaptação de forma abrupta. Mas, qual seria o papel do líder neste momento tão delicado para as equipes e como fazer para manter o foco nos resultados?

Trabalhando em casa, além da angústia da incerteza do dia seguinte causada por uma crise mundial sem precedentes, os colaboradores convivem diariamente com fatores causadores de distrações. A quantidade de pessoas em casa simultaneamente com atividades diferentes, as atividades rotineiras de casa ou até mesmo as redes sociais são  fatores que contribuem para que os resultados que eram obtidos anteriormente não sejam alcançados com a mesma facilidade.

Para que o engajamento da equipe e os resultados se mantenham é crucial o papel do líder com uma nova atitude. O  gestor precisa mais do que nunca ser presente e autêntico. O momento vai exigir que ele esteja próximo de sua equipe, mesmo que de forma online, fazendo reuniões rápidas diárias.

Mais do que simplesmente fazer encontros virtuais com os liderados, o líder precisa entender que deve estar cada vez mais aberto a ouvir seus colaboradores. A escuta ativa é extremamente importante para entender cada um dos liderados individualmente e ser mais assertivo nos direcionamentos.

Tenha uma comunicação objetiva e aberta com os seus liderados. Não pressuponha que eles vão entender a sua mensagem. Garanta que a mensagem está clara para todos. Desse modo, você manterá a equipe com um propósito comum.

Compartilhe com os seus liderados as dificuldades, dores e estratégias corporativas, para que eles possam ajudar a encontrar alternativas e soluções. Para isso, proponha grupos de trabalho que discutam os problemas e proponham alternativas. Uma boa prática é que façam sessões de design thinking para analisarem as alternativas “fora da caixa”.  Um aspecto importante é que o líder deve manter uma mente aberta a qualquer tipo de sugestão por muito inusitada que possa parecer.

Uma última dica importante para manter o engajamento é lembrar de celebrar as conquistas que estamos alcançando diariamente. Seja por uma entrega de uma sprint, seja pela cura de um colega ou por qualquer outra razão, não deixe de  incentivar o tradicional happy hour mesmo que virtualmente. Pegue uma cerveja, conte histórias, sugira que alguém apresente os seus dotes artísticos como tocar violão, busque trazer um ambiente leve e descontraído para sua empresa. Nessa hora, são as habilidades não técnicas que alavancam os resultados e mantém uma equipe comprometida com o propósito.

*Carlos Baptista é professor e coordenador do núcleo de seleção de alunos do MBA da FIAP

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.