Em Tecnologia da Informação, 47% das vagas anunciadas em 2017 foram para desenvolvedores

Outros perfis em alta são suporte, gerente de projetos e analista de negócios

Author Photo
11:07 am - 02 de abril de 2018
desenvolvedor desenvolvedor

A Conquest One, consultoria brasileira de Staffing de TI, concluiu sua pesquisa anual sobre as oportunidades do mercado de Tecnologia da Informação e vagas trabalhadas em 2017. Os cinco perfis mais demandados foram: analista de suporte (16%); gerente de projetos, ou líder técnico, (10%); analista de negócios e processos (9%); analista desenvolvedor .net (9%) e analista de BI (7%). Entre as categorias, desenvolvimento mantém o primeiro lugar, somando 47%, uma redução de 6%. Em 2016 a categoria alcançou 53% das buscas.

Dessas vagas, 41% foram para analistas. O destaque fica por conta do perfil de analista desenvolvedor na linguagem Dot.Net. Na ordem, a segunda posição ficou com a área de suporte operacional, 16%, em especial as vagas para analista de suporte; negócios e processos chegaram a 14%, foco no perfil de analista de negócios; infraestrutura, 13%, maior demanda para analista de Windows, e gestão com 10%.

Previsão otimista para o mercado de TI

Segundo o levantamento anual IDC Predictions, o mercado de TI no Brasil avançará 5,8%, e as estimativas econômicas, de um modo geral, indicam queda na inflação e crescimento da economia em 2,9%. Expectativas que tendem ao otimismo. A tecnologia tem evoluído rapidamente, e isso nos levará tanto à criação de novas profissões, quando à intensificação da busca por candidatos em carreiras já existentes com aperfeiçoamento.

“Sentimos os primeiros sinais da retomada em setembro do ano passado, e isso nos leva a outro problema: a falta de mão de obra. Por outro lado, essa é a oportunidade para que os interessados na área, estudem, aperfeiçoem seus conhecimentos e entrem no mercado, que é grande, e terá espaço para todos”, explica Antonio Loureiro, CEO da Conquest One.

As carreiras mais promissoras

Mesmo com um número interessante de oportunidades mais ‘tradicionais’, há alguns anos o mercado já demonstra interesse em conhecimentos voltados à robótica, blockchain e soluções disruptivas, além de um mindset empreendedor e inovador dentro das empresas.

“As novas tecnologias, as soluções digitais e as próprias necessidades do mercado abrirão portas para os profissionais interessados. Nosso dever é combinar os melhores candidatos às empresas que os buscam”, afirma Marcelo Vianna, CHRO da Conquest One.

Para o ano de 2018, Vianne e Loureiro indicam algumas oportunidades. “O analista de web analytics é, com certeza, uma opção, uma vez que as mídias digitais, quando bem usadas, têm um grande poder sobre o consumidor. A nova geração do especialista em análise de dados é o cientista de dados, e por ser uma carreira nova, os profissionais serão muito bem-vindos. Seguindo essa linha, o analista de BI tem a tarefa de cavar as oportunidades escondidas nos dados que as empresas reúnem. Mesmo com dificuldades, 2018 promete ser um ano melhor, e com mais portas abertas aos interessados por tecnologia”, concluem.

Perfis mais demandados em 2017 

PERFIL %
Analista de Suporte 16
Líder Técnico e Gerente de Projetos 10
Analista de Negócios e Processos 9
Analista  Desenvolvedor .net 9
Analista de BI 7

Categoria mais demandadas em 2017

CATEGORIA % PERFIL + PROCURADO
DESENVOLVIMENTO 47 Analista Desenvolvedor Dot.Net
SUPORTE OPERACIONAL 16 Analista de Suporte
INFRAESTRUTURA 13 Analista Windows
NEGÓCIOS / PROCESSOS / FUNCIONAL 14 Analista de Negócios
GESTÃO 10 Gerente de Projetos

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.