Honda e Natura anunciam terem sido vítimas de ataques cibernéticos distintos

Enquanto montadora interrompeu parte da produção global, empresa de cosmésticos informou que está analisando a extensão desse incidente

Author Photo
11:14 am - 09 de junho de 2020

Na manhã desta terça (9) a montadora automotiva Honda e o conglomerado de cosméticos Natura &Co anunciaram, em separado, terem sofrido invasões externas: os clássicos “ataque hackers”.

A Honda Motor informou que o ataque afetou a produção global da Honda Motors durante toda a segunda, forçando a empresa a interromper a produção para analisar quais sistemas foram comprometidos.

A hipótese mais consistente é de que um ransonware (software que infecta um sistema para que o “dono” da invasão possa pedir uma recompensa para remover o vírus) atingiu os servidores da companhia.

Na terça, a produção voltou parcialmente, sendo que as operações na fábrica de Ohio, nos EUA (a principal da empresa no país) ainda se mantém, parada, bem como as unidades do Brasil, Índia e Turquia.

Já a Natura &Co (que também engloba as marcas Avon e The Body Shop) informou ter sofrido um “incidente cibernético” que afetou parcialmente suas operações.

“A Avon está avaliando a extensão desse incidente e trabalhando com diligência para mitigar seus efeitos, empreendendo todos os esforços para normalizar suas operações”, informou a companhia em Fato Relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

*Com informações da Reuters, [2]

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.