Em prol da inovação, Visa desiste de registrar patente que permite realizar transações via cartão em dois segundos

Author Photo
9:42 am - 13 de maio de 2016
Em prol da inovação
A Visa anunciou planos de entrar com uma solicitação de patente para uma nova tecnologia de transações. O documento envolve chips embutidos em cartões que acelerariam às transações.
A operadora de cartões afirma que o código do Quick Chip, liberado em abril, agiliza a comunicação entre cartão e leitora para que consumidores possam colocar e tirar seus cartões em dois segundos – literalmente. Para se ter uma ideia, cartões com chips são mais seguros, mas a tecnologia embutida neles acrescenta 10 segundos ou mais no processamento, por questões de segurança.
Alguns engenheiros e membros do grupo de inovação da companhia discutiram se entrar com uma patente seria a melhor ideia. “Pensamos: será que deveríamos proteger essa e mantê-la por perto? Deveríamos licenciá-la?”, disse Kim McCarthy, vice-presidente de inovação e parcerias estratégicas da Visa, ao CIO Journal. A resposta foi não.
A discussão era: se a Visa decidir registrar a patente com o intuito de ganhar benefícios, como aumento na receita por licenciar a tecnologia par uso de outras processadoras de cartões de crédito, mas isso poderia significar desaceleração da adoção, disse McCarthy.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.