Em meio a críticas de Trump, Infosys vai contratar 10 mil pessoas nos EUA

A empresa indiana de serviços de TI Infosys planeja contratar 10 mil norte-americanos nos próximos dois anos, depois de críticas do governo Trump alegando que empresas de terceirização estão tirando injustamente empregos dos trabalhadores no País.

A companhia, que emprega cerca de 200 mil pessoas em todo o mundo, expandirá sua contratação local nos EUA, adicionando quatro hubs para desenvolvimento de tecnologias de pesquisa como inteligência artificial (AI) e machine learning. O primeiro local será inaugurado no Estado de Indiana em agosto de 2017 e deverá gerar 2 mil empregos para os trabalhadores americanos até 2021, disse a empresa.

Os movimentos vêm depois que as empresas de terceirização da Índia foram atacadas por supostamente deslocar trabalhadores americanos com funcionários do exterior. No mês passado, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva com o objetivo de rever os programas de vistos de trabalho que a Infosys e outras empresas usam para trazer trabalhadores estrangeiros para os EUA.

“No mundo em rápida mudança de hoje, precisamos da capacidade de ser local. Precisamos ser confiáveis ​​por nossos clientes como sendo locais “, disse o presidente-executivo Vishal Sikka. “Trabalhar com uma mistura de talento global e local é absolutamente a coisa certa a fazer”, completou.

A administração dos EUA tomou várias medidas para reformar os programas de vistos de trabalho que os terceirizados usaram para trazer trabalhadores do exterior. No mês passado, o Departamento de Justiça advertiu os empregadores a solicitar vistos para não discriminar os trabalhadores dos EUA, enquanto a Agência de Serviços de Cidadania e Imigração emitiu um memorando que estabelece novas medidas para combater o que chamou de “fraude e abuso”. Ao assinar a ordem executiva, Trump disse que houve “abuso generalizado” e orientou as agências federais a encontrar maneiras de reorientar o programa.

Nesse contexto, a expansão da Infosys pode ser um passo útil politicamente, mesmo que aumente os custos trabalhistas nos EUA.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

11 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

12 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

13 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago