Em meio à covid-19, ataques a instituições financeiras saltam 238%

Estudo da VMware aponta crescimento de ransomware, fraudes em transferências eletrônicas e island hopping a empresas do setor

Author Photo
10:00 am - 22 de junho de 2020

Ataques direcionados ao setor financeiro cresceram 238% entre os meses de fevereiro e abril deste ano, segundo a terceira edição do relatório anual “Modern Bank Heists”, produzido pela VMware Carbon Black. Os ataques de ransomware contra o setor financeiro aumentaram em nove vezes no mesmo período. O estudo combina a análise de dados da VMware sobre ameaças aos resultados da pesquisa anual, que conta com a participação dos 25 principais CISOs, líderes de segurança da informação, de instituições financeiras.

O setor financeiro é tão visado pelos atacantes que a amostra da VMware aponta que 80% das instituições financeiras pesquisadas relataram aumento de ataques cibernéticos nos últimos 12 meses – um crescimento de 13% em relação à 2019. Ainda segundo o estudo, 27% de todos os ataques cibernéticos de 2020, até agora, foram direcionados aos setores de saúde ou financeiro.

O aumento da sofisticação dos ataques no último ano foi visto por 82% dos entrevistados. O engenhoso método chamado “island hopping” (em que cadeias de suprimentos e parceiros são obrigados a atingir a instituição financeira principal) foi reportado por 33% das instituições financeiras.

“As instituições financeiras são alvo de grupos de crimes cibernéticos há muito tempo”, aponta Tom Kellermann, líder de estratégia da unidade de negócios de Segurança da VMware. “Ao longo dos anos, os assaltos a bancos mudaram e agora fazem reféns virtuais, enquanto grupos de crimes cibernéticos e estados-nações tentam controlar os esforços de transformação digital. Agora, ao abordarmos o impacto da COVID-19 em escala global, fica claro que as instituições financeiras estão na mira dos invasores.”

O relatório completo pode ser acessado no link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.