Em breve, drone militar será capaz de decidir quem matar com base em inteligência artificial

Exército dos Estados Unidos está desenvolvendo os primeiros drones autônomos

Author Photo
11:25 am - 17 de abril de 2018
MQ-9 Reaper. US Air Force MQ-9 Reaper. US Air Force

O Exército dos Estados Unidos está desenvolvendo os primeiros drones capazes de identificar e abater veículos e pessoas usando inteligência artificial (IA). Atualmente, drones militares atuais ainda são controlados por pessoas. A nova tecnologia, porém, poderá decidir quem matar ou manter vivo, com quase nenhum envolvimento humano na ação.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento. Porém, com o uso oficial desses drones, militarização da IA ​​certamente vai desencadear questionamentos legais e éticos. Há uma chance de que a guerra passe do combate (liderado por homens) ao extermínio (liderado por máquinas), perdendo qualquer semelhança com o conceito de humanidade no processo. Ao mesmo tempo, poderia ampliar a esfera de guerra para que as empresas, engenheiros e cientistas que construíssem IA se tornassem alvos militares importantes.

Questionamentos éticos e negócios

Os drones militares letais existentes, como o MQ-9 Reaper, são controlados e pilotados via satélite por humanos. Seus condutores têm a responsabilidade final na decisão de matar alvos humanos e na decisão de suspender o ataque para não matar outros civis inocentes.

Além dos questionamentos éticos da esfera humana, há preocupação sobre o chamado “uso duplo”, quando empresas e entidades são usadas para fins civis e também militares — o que pode incluir linhas de código. Empresas de tecnologia como o Google, seus funcionários ou seus sistemas podem se tornar responsáveis ​​indiretos por ataques.

Caso o software AI de reconhecimento de imagem Project Maven do Google for incorporado a um drone autônomo militar americano, o Google poderá se ver envolvido até o pescoço em ações militares de drones, assim como qualquer outro contribuinte civil para os sistemas.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.