Elon Musk, um péssimo empreendedor?

Em evento, executivo disse que planos de negócio não servem para nada! Sim, com todas as letras. Como assim? Especialista opina sobre

Author Photo
10:18 am - 14 de março de 2018

Nesta semana, tive o prazer de ouvir e ver o maior ícone da inovação na atualidade, Elon Musk, que fez uma participação especial durante o SXSW numa sessão destinada a perguntas. Certamente, poucas pessoas no mundo terão essa oportunidade, visto que ele não é um cara que se sente confortável no palco.

Mas o que eu concluí neste raro momento no qual o fundador da Tesla, SpaceX, Hyperloop e PayPal é que apesar de ele ser um ícone, uma das grandes inspirações dos empreendedores atuais, daqueles que militam pela inovação e de mais de um monte de gente, Musk pode ser considerado um péssimo empresário. Por quê?

Na conversa, Elon Musk disse que planos de negócio não servem para nada! Sim, com todas as letras. Como assim? Toda base do empreendedorismo acontece no business plan. Você não consegue investimento sem isso. É isso que você aprende na faculdade, e isso que o Sebrae ensina para os pequenos. E só porque manda um foguete para o espaço, porque faz um carro que disrupta toda a indústria automotiva, Elon pode chegar assim e dizer que plano de negócio não serve pra nada? Ele não tem um plano de negócios desde os 28 anos e agora ele tem 46 e fundou oito outras empresas.

Musk também disse que faz péssimos investimentos. Que se fosse listar bons investimentos, certamente a Tesla e a SpaceX seriam os últimos da lista. E ele ainda investe tudo nesses negócios.

Outra coisa é que ele, por fracassos (foguetes malsucedidos) da SpaceX em 2008 teve de escolher entre focar em um negócio ou repartir o dinheiro entre dois negócios. A razão diria: invista no negócio com maior chance de retorno imediato. Mate o outro negócio. Mas ele fez o que era loucura e insanidade. Repartiu o dinheiro e manteve as duas empresas.

Elon disse que a Tesla é um imã de problemas e que está focado em colonizar Marte. Como assim? Ele não está imerso no negócio dele, sentando na mesa dele e resolvendo os “problemas terrenos”? E ele perdeu US$ 2 bilhões ano passado por problemas de fabricação de um de seus modelos de carros. Que loucura é essa?

Como vocês podem ver, qualquer iniciativa regular de empreendedorismo reprovaria “ElonMusks”. Mas seria uma nota negativa, não um zero. Pense em uma pessoa assim pedindo investimento. Em uma sessão do Sebrae, seria um desastre. Certamente, um péssimo empresário.

Mas afinal, o que é um bom empresário? Nenhuma escola de gestão fala do fator insensatez do empresário que o faz ir contra a maré de país completamente insano em impostos e legislação.

Ninguém te ensina na vida a buscar um sonho que vai te fazer persistir apesar das dificuldades financeiras, familiares, pessoais, que vai fazer você prosseguir. Nenhum livro, autor ou teoria te aconselhará a correr riscos financeiros ou fazer investimentos arriscados. A palavra propósito não aparece em nenhum livro de gestão tradicional. Planejamento estratégico faz a empresa olhar para os próximos cinco anos. Ninguém ensina que construir algo realmente incrível e inovador não é sobre dinheiro, é sobre melhorar o mundo.

Elon Musk é um péssimo empreendedor ao mesmo tempo que é um dos melhores que já existiu. Vai depender de que lado você está? Dos malucos ou dos teóricos, dos que fazem no dia a dia ou dos que falam no dia a dia. O fato é que todo mundo pode ter um negócio, uma subsistência, mas nem todo mundo é um EMPREENDEDOR que gera impacto e progresso para o mundo. Precisamos de mais Elon’s!

*Leonardo Carraretto é alguém que busca ser cada vez mais empreendedor e cada vez menos empresário. Faz isso na WIS Educação, na DOM School e Instituto Moda Viva

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.