Notícias

Elon Musk processa OpenAI por não cumprir acordo inicial de uma IA de código aberta

O empresário Elon Musk iniciou um processo contra a OpenAI, apresentado na quinta-feira no Tribunal Superior de São Francisco, nos EUA, acusando a empresa de violar um acordo inicial de desenvolvimento de inteligência artificial (IA) em prol da humanidade. Musk alega que a recente parceria da OpenAI com a Microsoft comprometeu a dedicação original da empresa à IA de código aberto e pública.

Segundo o processo, a OpenAI teria se tornado uma subsidiária de fato da Microsoft, visando maximizar os lucros da gigante tecnológica em detrimento dos ideais de benefício à sociedade. O processo destaca também a demissão e posterior reintegração de Sam Altman como CEO da OpenAI, questionando a mudança de liderança como reflexo de uma agenda orientada para o lucro.

Leia mais: OpenAI: agência reguladora investiga se investidores foram enganados

“A OpenAI, Inc. foi transformada em uma subsidiária de fato de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft. Sob seu novo conselho, ela não está apenas desenvolvendo, mas refinando uma AGI [inteligência artificial geral] para maximizar os lucros da Microsoft, em vez do benefício da humanidade”, diz Musk no processo.

O executivo da Tesla argumenta que a Microsoft exerce influência sobre a OpenAI e seu conselho, impedindo a declaração do GPT-4 como IA geral, mantendo assim a tecnologia privada e lucrativa. O processo visa reverter a OpenAI para uma postura de código aberto e impedir que a empresa e a Microsoft lucrem com a tecnologia de IA geral da empresa.

Elon Musk alega que a Microsoft, embora não seja mencionada como ré no processo, detém uma posição significativa na questão. Em 2020, a empresa obteve exclusividade para o modelo de linguagem GPT-3 da OpenAI. Agora, a Microsoft afirma direitos sobre o GPT-4 da OpenAI, alegando que ainda não atingiu o nível de AGI, o que manteria seus privilégios de licenciamento.

“Os detalhes internos do GPT-4 são conhecidos apenas pela OpenAI e, de acordo com informações e crenças, pela Microsoft. O GPT-4 é, portanto, o oposto de ‘IA aberta’ (…) E está fechado por razões comerciais de propriedade: a Microsoft tem a oportunidade de lucrar vendendo o GPT-4 ao público, o que não seria possível se a OpenAI — como é exigido — disponibilizasse gratuitamente a tecnologia ao público”, diz Musk no processo.

“Contrariamente ao Acordo Fundador, os Réus optaram por usar o GPT-4 não em benefício da humanidade, mas como tecnologia proprietária para maximizar os lucros literalmente da maior empresa do mundo”, acrescenta.

A saída de Musk do conselho da OpenAI, em 2018, e o subsequente conflito entre o conselho e Sam Altman, relacionado ao desenvolvimento do GPT-4 e suas iterações futuras, reflete suas preocupações sobre possíveis impactos na segurança pública decorrentes do avanço da IA. Musk é um dos líderes de tecnologia que assinou uma carta aberta, em março do ano passado, pedindo uma pausa no desenvolvimento de IA devido aos riscos considerados profundos para a sociedade e a humanidade.

*Com informações do Courthouse News

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

20 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

22 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

22 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

24 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago