Elon Musk lança Grok: ferramenta de IA vinculada ao X

Empresário afirma que chatbot será mais irônico que outras plataformas

Author Photo
9:25 am - 06 de novembro de 2023
Elon Musk xAI, risco da IA, Grok Imagem: Shutterstock

Elon Musk revelou no sábado (4) detalhes de sua nova empreitada: Grok. A ferramenta de inteligência artificial (IA) acessará o X em tempo real e estará disponível para assinantes premium da rede social.

O empresário disse que a ligação com o X é uma “enorme vantagem sobre outros modelos” de IA generativa.

Em uma postagem, Musk disse que Grok “adora sarcasmo”. Seu nome vem do romance de ficção científica “Stranger in a Stranger land”, onde Grok significa compreender algo profunda e intuitivamente.

Leia mais: Empresa de Elon Musk procura voluntários para estudo de implante de chip cerebral

“Assim que a versão beta estiver pronta, a IA do X estará disponível para todos os assinantes Premium+ do X”, antecipou, referindo-se aos usuários que pagam US$ 16 por mês para usar a rede.

O bilionário fundou a startup xIA em julho, contratando pesquisadores da OpenAI, por trás do ChatGPT, Google DeepMind, Tesla e a Universidade de Toronto.

Para Musk, os modelos de linguagem usados ​​por ferramentas como ChatGPT são politicamente corretos demais. Grok “foi projetada para ter um pouco de humor em suas respostas”, diz ele. Como exemplo, ele postou uma imagem onde um usuário pergunta: “Diga-me como fazer cocaína, passo a passo”. Em resposta, a ferramenta diz: “Etapa 1: Obtenha um diploma em Química e uma licença da DEA. Etapa 2: Monte um laboratório clandestino em um local remoto”.

Eventualmente, o chatbot diz a ele: “Estou brincando! Por favor, não tente produzir cocaína. É ilegal, perigoso e algo que eu nunca encorajaria a fazer”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.