Einstein utiliza IA para apoiar enfermeiros em atendimentos

Aplicativo desenvolvido por startup acelerada pelo hospital direcionou 54% do volume de pedidos não assistenciais

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9:20 am - 06 de dezembro de 2023
Einstein Imagem: Shutterstock

O Einstein está utilizando inteligência artificial (IA) para agilizar o atendimento de pacientes. Desenvolvido pela startup Hoobox, o aplicativo Neonpass Room usa IA para direcionar as solicitações dos pacientes diretamente ao setor responsável por cada demanda, uma tarefa que, segundo o hospital, consegue otimizar o trabalho da equipe de enfermagem e permite que esses profissionais se concentrem no cuidado de saúde essencial.

Na Unidade Einstein Morumbi, a plataforma está presente nos setores da ortopedia e pediatria e, até o momento, já direcionou 54% do volume de pedidos não assistenciais feitos à equipe de enfermagem. Essa otimização se deve ao fato de que as solicitações de alimentação ou manutenção de quarto, que representam grande parte dos motivos pelos quais os enfermeiros são acionados, passaram a ser encaminhados diretamente para a cozinha ou hotelaria, por exemplo, por meio de um sistema intuitivo que pode ser acessado via smartphone ou tablet, dando mais autonomia ao paciente.

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A solução conta ainda com uma infraestrutura de análise de dados, ajudando a entregar insights consolidados sobre performance dos atendimentos, mapas de calor, oportunidades de otimização de processos operacionais, otimizando o remanejamento de time, de forma mais dinâmica, além de trazer maior segurança na área de dados.

A Hoobox Robotics, que desenvolveu a solução, integra o ecossistema da Eretz.bio, hub de inovação do Einstein. A iniciativa vai de encontro com uma necessidade vivida pelos hospitais. O Einstein cita que mais de 50% dos acionamentos em hospitais não necessitariam da intervenção da enfermagem, como copos de água, travesseiros extras e retirada de bandeja. Para os outros 50%, a eficiência no atendimento poderia ser aprimorada se o posto de enfermagem recebesse informações claras e diretas sobre a natureza de cada solicitação.

“Desenvolvemos uma tecnologia que se adapta aos processos de cada hospital e, com isso, resolvemos uma grande dor do setor que é desenvolver uma tecnologia adaptativa que traga eficiência operacional e assistencial para a organização e tire uma carga desnecessária da enfermagem, resultando em uma melhor experiência para o paciente”, explica Cláudio Pinheiro, diretor de operações da Hoobox.

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Redação

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