Egde, novo browser da Microsoft, não permitirá instalação de plugins

Author Photo
10:18 am - 30 de julho de 2015
Egde
Windows 10 foi lançado oficialmente pela Microsoft ontem (29/7) e entre tantas novidades apresentadas no novo sistema operacional, agora totalmente na nuvem, um dos destaques foi o sucessor do Internet Explorer. Batizado de Microsoft Edge, o navegador foi feito literalmente do zero, de acordo com Gustavo Lang, diretor do Windows no Brasil. “Ele foi desenhado para a web moderna”, sintetizou durante o evento de lançamento do Windows 10 em São Paulo.

E assim como seus concorrentes, o novo browser não permitirá a instalação de plugins. Para os que usam o navegador para efetuar transações bancárias, não há motivo de preocupação. Lang explicou que a Microsoft já estava conversando com os bancos sobre a mudança antes do lançamento e, nesse momento de transição, a empresa manteve no Windows 10 o Internet Explorer 11 (IE 11).

“O sistema operacional vem com os dois browsers. Alguns sites de bancos pediram e então quando o cliente quiser efetuar transações, é direcionado para o IE 11. Em paralelo, estamos conversando com as instituições financeiras para que elas migrem a solução de segurança atual, olhando para novas tecnologias como apps móveis e apps em desktops”, explicou o executivo.

De acordo com ele, não há uma data para que os bancos migrem suas soluções. “Estamos trabalhando no ritmo deles”, contou, completando que o IE 11 continuará a ser suportado até 2022.

Novos recursos
Além da novidade do plugin, a Microsoft apresentou dois recursos interessantes no Edge. Um deles já é antigo conhecido dos usuários do Safari: o modo Lista de Leitura, que no navegador da Microsoft também estará presente tanto na versão móvel quanto na para computadores.

Em alguns sites, o Cortana, assistente virtual de voz presente no Windows 10, aparece para auxiliar o usuário. Na parte superior, ele mostrará informações relevantes sobre o site. Na demonstração realizada pela Microsoft, o Cortana mostrou horários e telefone para contato de um restaurante em Seattle. 

O assistente ainda não está disponível em português, mas, segundo Lang está em desenvolvimento e até o final do ano poderá ser degustado pelos “Microsoft Insiders”, voluntários que vão testar a tecnologia, encontrar bugs e sugerir melhorias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.