O desafio da eficiência energética: impulsionando a transformação com Inteligência Artificial

Sua influência é evidente e sua presença se manifesta como um impulsionador significativo no desenvolvimento tecnológico regional

Author Photo
9:30 am - 15 de março de 2024
eficiência energética atrelado à inteligência artificial Imagem: Shutterstock

Na América Latina, a Inteligência Artificial (IA) se apresenta como uma força transformadora trazendo um impacto positivo em diversos setores, consolidando-se como uma ferramenta chave para a inovação em praticamente todas as áreas. Sua influência é evidente e sua presença se manifesta como um impulsionador significativo no desenvolvimento tecnológico regional.

Ao mesmo tempo, a crescente crise energética global e o urgente debate sobre mudanças climáticas têm despertado um interesse crescente das empresas nesse fenômeno. No entanto, de acordo com o Fundo Monetário Internacional, as organizações não precisam escolher entre abordar a atual crise energética e enfrentar a crise climática, já que ambas estão intrinsecamente ligadas.

Leia mais: AMD: eficiência energética guiou desenvolvimento de novos Epyc 

O investimento significativo em energia limpa, que inclui eficiência energética, energias renováveis, eletrificação e diversas fontes de combustíveis limpas, é considerado a melhor garantia para a segurança futura. É fundamental o desenvolvimento, por parte de empresas de tecnologia, de soluções computacionais avançadas que utilizem IA para auxiliar nossos clientes a reduzir custos, preservar recursos naturais e mitigar o impacto climático.

Essa nova busca ativa por práticas de consumo mais responsáveis toma forma nos desafios que cada organização se propõe a enfrentar. É possível citar como exemplo, a iniciativa sem precedentes, de alcançar um aumento notável de 30 vezes na eficiência energética de processadores e aceleradores até o ano de 2025. Esse objetivo ambicioso é impulsionado pelas últimas aplicações de IA e Computação de Alto Desempenho (HPC), que operam em nós de computação acelerada, ratificando um marco significativo na evolução tecnológica e de sustentabilidade.

Em um mundo onde a tecnologia se torna onipresente, é preciso adotar uma posição ousada em relação à sustentabilidade de processadores, focando na computação acelerada para aplicações de IA e HPC. Todavia, metas como essa não são apenas um impressionante feito técnico, mas um compromisso de economizar bilhões de quilowatts até 2025, o que eventualmente se traduz em uma redução de 97% no consumo de energia necessário para realizar um único cálculo.

Em outras palavras, se faz necessário ir além do convencional; superar o ritmo de melhoria total da indústria dos últimos anos em mais de 2,5 vezes. Através dos nós de computação acelerada, é possível liderar uma transformação revolucionária para campos que abrangem desde ciências de materiais até descoberta de medicamentos, agricultura, energia alternativa, entre outros.

Além disso, estabelecemos um novo padrão para nós de computação modernos utilizando processadores e aceleradores em implantações de treinamento de IA e HPC. Essa abordagem permite superar o desempenho de eficiência energética da indústria em 150% em comparação com o período anterior.

Algumas das tecnologias mais recentes, também oferecem benefícios significativos ao processo de desenvolvimento e teste de sistemas de IA permitindo a criação de novas aplicações inteligentes em dias ou semanas, em vez de anos.

É necessário enxergar além do hardware e da melhoria contínua de nossos produtos. Buscamos habilitar uma IA que seja onipresente e expandir e impulsionar soluções em todos os tipos de setores, desde melhorias médicas até o setor aeroespacial. A IA é a força motriz da transformação na indústria tecnológica, e estamos na vanguarda, oferecendo soluções que não apenas impulsionam a eficiência energética e produtividade, mas também reduzem custos para obter resultados excepcionais.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Alexandre Amaral

Diretor de vendas para cloud & data center da AMD.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.