Edward Snowden: Facebook e Google ameaçam privacidade como NSA

"O objetivo interno do Facebook, seja ele declarado publicamente ou não, é compilar registros perfeitos de vidas privadas"

Author Photo
3:39 pm - 01 de novembro de 2019
FBI afirma que apenas Apple pode desbloquear iPhone e Edward Snowden não concorda

Em entrevista à jornalista Kara Swisher, no podcast Recode Decode, Edward Snowden diz que enxergar a NSA (National Security Agency) como a maior ameaça à nossa privacidade do que empresas de tecnologia é um erro.

Snowden, que atualmente vive exilado na Rússia após ter revelado documentos secretos do governo dos Estados Unidos, relatou uma série de preocupações e sua visão dos acontecimentos (desde que trabalhou na Central de Inteligência e NSA) no livro ‘Eterna vigilância.

Na entrevista, Snowden explora que empresas como Google e Facebook são tão perigosas quanto agências governamentais para com nossa privacidade.

“O objetivo interno do Facebook, seja ele declarado publicamente ou não, é compilar registros perfeitos de vidas privadas”, disse. A intenção, segundo ele, é compilar esses dados “na extensão máxima de sua capacidade” para depois “explorá-los para seu próprio enriquecimento corporativo”.

“Na verdade, é exatamente o mesmo que a NSA faz”, acrescentou. Ele ainda cita o Google, com uma estratégia de “‘Oh, estamos conectando pessoas’ […] ‘Ah, estamos organizando dados'”.

“Quanto mais o Google sabe sobre você, mais o Facebook sabe sobre você, mais eles são capazes de criar registros permanentes de vidas privadas, e têm mais influência e poder sobre nós”, alertou.

Snowden continua, afirmando que “não há uma boa boa razão para o Google poder ler o seu e-mail”, ou que “o Facebook não deve poder ver o que você está dizendo quando escreve para sua mãe”.

Ele ainda alerta falando sobre as leis de responsabilidade sérias de setores dos Estados Unidos, menos no de software. Snowden pontua a indústria farmacêutica e a automotiva, que com grandes riscos podem levar pessoas à cadeia e empresas podem ser fechadas. “Não temos leis de responsabilidade de software nos Estados Unidos”, disse.

Fonte: Recode.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.