Economista que previu crise de 2008 dispara contra blockchain e bitcoins

Nouriel Roubini diz que criptomoedas, como bitcoin, são a "mãe" de todos os golpes e bolhas

Author Photo
4:44 pm - 16 de outubro de 2018
bitcoin bitcoin

O professor e economista global da Universidade de Nova York, Nouriel Roubini, testemunhou perante ao Comitê de Bancos do Senado dos EUA na semana passada, dizendo que criptomoedas, como o bitcoin, são a “mãe” de todos os golpes e bolhas.

Ele seguiu essa afirmação chamando blockchain, a tecnologia responsável pelo bitcoin, “a mais exagerada – e menos útil – tecnologia da história humana”.

Hoje, Roubini reduziu suas reivindicações em uma coluna publicada no portal da CNBC, na qual ele disse que blockchain prometeu curar os males do mundo por meio da descentralização, mas é “apenas um ardil para separar investidores de varejo de seu dinheiro real suado”.

O blockchain, que pode ser usado para criar um registro eletrônico descentralizado e autorizado para todos os tipos de transações comerciais, “não melhorou nem mesmo a planilha eletrônica padrão, que foi inventada em 1979”, escreveu Roubini na coluna opinativa.

“Não há nenhuma instituição que colocaria seu balanço ou registro de transações, negociações e interações com clientes e fornecedores em peer-to-peer descentralizado público em registros de contabilidade sem permissão”, escreveu Roubini. “Não há uma boa razão para que essas informações proprietárias e altamente valiosas sejam registradas publicamente.”

Roubini é conhecido por ter sido um dos poucos economistas que previram a crise financeira de 2008. No entanto, depois de testemunhar a queda de valor do bitcoin no ano passado, o especialista disse que outras moedas criptografadas representam a mãe de todas as bolhas do mercado, atraindo investidores, “especialmente pessoas sem educação financeira – pessoas que não sabem a diferença entre ações e títulos” – em um frenesi de compra de bitcoin e criptografia.

Roubini entende de criptomoeda e blockchain?

O depoimento de Roubini no Comitê Bancário do Senado foi “certamente divertido e receberá muita atenção da mídia”, disse Vipul Goyal, professor associado do Departamento de Ciência da Computação da Carnegie Mellon University (CMU), dos EUA. “No entanto, não está claro se ele é realmente um especialista em tecnologia e entende o mundo da criptografia”, acrescentou.

Goyal apontou para os principais fornecedores de tecnologia, como Amazon, IBM, Microsoft e Oracle, que estão investindo pesado em blockchain e lançaram ofertas de blockchain como serviço (BaaS) que permitem que as empresas usem a nuvem para criar blockchain autorizados para parceiros de negócios.

Antes de se tornar professor na CMU, Goyal trabalhou como pesquisador da Microsoft por sete anos. Ele observou que, enquanto ele estava empregado lá, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, falou várias vezes sobre sua visão de blockchain. “Certamente, não são pessoas ingênuas ingênuas como Roubini falou”, disse ele.

Criado em 2009, o valor de um único bitcoin como moeda digital universal disparou em 2017 e no início de 2018, alcançando US$ 19.666 em seu ápice no ano passado. Nos últimos nove meses, no entanto, o valor do bitcoin caiu mais de 65% para cerca de US$ 6.500.

Ao mesmo tempo em que o valor do bitcoin despencava, a tecnologia que o apoiava estava crescendo em popularidade como uma ferramenta de transação comercial, permitindo um registro eletrônico “autorizado” ou privado que é imutável e transparente para qualquer pessoa autorizada a visualizá-lo em um grupo.

Blockchain foi testado e lançado para transações financeiras internacionais como uma plataforma para gerenciamento da cadeia de suprimentos e como base para uma nova “economia de confiança”. Até mesmo as unidades de saúde estão investigando a tecnologia como uma forma de trocar informações de saúde do paciente com segurança.

De certa forma, blockchain é uma vítima de seu próprio sucesso, disse Goyal, observando que o blockchain foi considerado “público” cedo demais. “Wall Street e os investidores financeiros começaram a rastreá-lo diariamente e isso se tornou a medida do sucesso, e não como a tecnologia subjacente estava se desenvolvendo”, frisou Goyal.

Qualquer tecnologia disruptiva leva vários anos para se desenvolver, amadurecer e encontrar seu lugar no mundo, disse ele. A internet, Goyal observou, precisou de uma década para ganhar força, e a AI levou ainda mais tempo. Até mesmo a computação em nuvem demorou vários anos para ser alcançada.

“Acho que alguém deve ser paciente e dar tempo para amadurecer, em vez de aprovar um julgamento abrangente, sem qualquer entendimento técnico baseado apenas no preço das criptomoedas”, provocou Goyal.

Martha Bennett, analista principal da Forrester Research, disse que, embora o blockchain não seja único em sua capacidade de trocar dados com segurança entre partes distintas, outras tecnologias carecem de atributos-chave de blockchain.

Por exemplo, as arquiteturas baseadas em blockchain fornecem a base para a troca de dados e a automatização de processos em uma infraestrutura compartilhada sem que uma única parte esteja no comando.

“Isso, combinado com as oportunidades de inovação inerentes à tokenização de ativos digitais e físicos, significa que podemos construir novos negócios e modelos de confiança. No entanto, precisamos projetar estes primeiro; evidências até o momento sugerem que essa será a parte mais difícil”, comenta Martha.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.