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E o PIX pegou: dois casos de sucesso do sistema de pagamentos instantâneos

Lançado oficialmente em novembro de 2020, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, o PIX, parece ter de fato caído nas graças dos consumidores. É o que comprovam resultados divulgados essa semana por duas empresas de tecnologia que atuam no Brasil: a plataforma de e-commerce Nuvemshop e a desenvolvedora de tecnologia financeira Matera.

Na Nuvemshop, que reúne cerca de 85 mil lojas online, houve aumento de 50% nos pagamentos via PIX entre maio e junho deste ano (o lançamento da modalidade na plataforma ocorreu na primeira quinzena de março). No mesmo período o número de lojas virtuais que aceitam receber transferências instantâneas mais que dobrou, e o valor transacionado saltou de R$ 1,5 milhão nos primeiros 15 dias para mais de R$ 16 milhões.

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Já a Matera, que processa pagamentos pelo sistema do BC desde o lançamento em novembro do ano passado, diz ter feito 50 milhões de transações em junho, 10 milhões a mais do que em maio. Ao todo a empresa já intermediou mais de 175 milhões de PIX desde o lançamento.

“A cada dia que passa, a tendência é que o PIX seja adotado de forma geral em todo o mercado, com cada vez mais estímulo do varejo, e-commerces e entre empresas e governo”, diz Carlos Netto, CEO e cofundador da Matera. Entre os cerca de 160 clientes diretos e indiretos da empresa – entre bancos, fintechs e cooperativas de crédito –, mais de 100 adotaram a nova modalidade de pagamentos.

Lista de vantagens

Entre os lojistas da plataforma da Nuvemshop, houve economia auferida de até 80% em taxas com a implementação do PIX. Com custo de 0,99% por transação, inferior ao processamento via cartão ou boleto, o meio de pagamento é visto como incremento para as vendas online.

Além do custo mais baixo por transação, o método também é considerado mais fácil e ágil pelos comerciantes, uma vez que os valores são processados instantaneamente e não é necessário aguardar longos períodos pela compensação. Assim passa a ser desnecessário reservar o produto em estoque até que a transação seja aprovada, o que pode levar dias no caso do boleto.

“As conversões de pagamentos via PIX estão em 72%, 14 pontos percentuais maior em relação à taxa do boleto, que é de 58%”, pondera Luiz Natal, head de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop. “Nossa expectativa é de que 50% das lojas online adotem o PIX como um dos meios de pagamento até o fim do ano”.

* matéria editada em 21/07 às 16h25 para melhorar redação a respeito dos clientes da Matera

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