E-commerce brasileiro vendeu 86% mais em fevereiro de 2021

Levantamento da Mastercard traça comparação com mesmo mês do ano passado. Eletronicos, móveis e farmácias lideram crescimento

Author Photo
6:30 pm - 25 de março de 2021
E-commerce

As vendas do e-commerce no Brasil tiveram crescimento de 86% em fevereiro deste ano frente ao mesmo mês de 2020. Eletroeletrônicos (com 131%), móveis (90,5%) e farmácias (75,3%) foram os que mais cresceram, enquanto o segmento de hobby e livraria tiveram queda de 28,6%.

É o que revela um levantamento do Mastercard SpendingPulse, um indicador da bandeira de cartões que mede os gastos dos consumidores em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios do SpendingPulse são baseados, segundo a Mastercard, na atividade agregada de vendas na rede de pagamentos da empresa, combinada com estimativas baseadas em pesquisas para outras formas de pagamento.

Leia mais: Startups do varejo recebem US$ 712 mi no primeiro trimestre

Segundo Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil, a expansão do e-commerce está diretamente relacionada às mudanças nos hábitos de consumo durante a pandemia. “Os números indicam que os consumidores já estão familiarizados com esta nova realidade das compras digitais”, diz.

O levantamento revela, no entanto, que em fevereiro as vendas em lojas físicas tiveram queda de 6,1%, excluindo os setores: automotivo, materiais de construção, restaurantes e móveis para o lar. Já as vendas totais do varejo, em termos regionais, tiveram baixa: -2,1% na região Norte, -6% no Centro-Oeste e -4,6% no Sudeste, enquanto Nordeste (-8,9%) e Sul (-10,6%) tiveram desempenho inferior no crescimento das vendas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.