Duratex incentiva colaboradores a gerarem ideias inovadoras

Plataforma Imagine integra todas as áreas e permite que os 12 mil funcionários da empresa apresentem soluções criativas para transformar negócios

Author Photo
1:48 pm - 16 de outubro de 2019

Instigar os colaboradores para que apresentem ideias que ajudem a transformar os negócios com rentabilidade, seguindo a sua missão de levar para as pessoas “soluções para melhor viver”. A iniciativa é da Duratex com o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa chamada Imagine, que vai muito além de disseminar a cultura de inovação digital pela companhia. O projeto estimula os cerca de 12 mil funcionários a sugerir e criar soluções que gerem valor para as empresas da organização.

O grupo brasileiro Duratex tem 68 anos de atuação no mercado, tendo se tornado um dos maiores fabricantes da América do Sul de painéis de madeira, pisos laminados, metais, torneiras, louças sanitárias e revestimentos cerâmicos. A companhia, vencedora do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, promovido pela IT Mídia em parceria com a PwC, na categoria Indústria da engenharia e construção, é controladora das Deca, Hydra, Ceusa, Durafloor, Duratex, Cecrisa e Portinari.

Com essa dimensão, a Duratex precisa acelerar a sua transformação digital para aprimorar processos de negócios, reduzir custos e apresentar inovação constante para crescimento sustentável com diferencial competitivo.

Para enfrentar a concorrência acirrada do mercado, a Duratex decidiu envolver seus colaboradores nos processos de inovação. Qualquer um dos cerca de 12 mil funcionários, distribuídos pelas 27 unidades de negócios no Brasil e Colômbia, podem acessar a plataforma Imagine e apresentar ideias criativas para resolver desafios do dia a dia das empresas do grupo. Caso a sugestão seja aceita, o autor recebe como recompensa pontos que render prêmios.

Espírito de empreendedorismo

Patrícia Lobato BIM Duratex

Lançado em 2017, o programa Imagine se tornou uma alavanca para impulsionar a inovação na Duratex. No ano passado, o programa expandiu e entrou na versão 2.0, passando a integrar todas as ações de inovação da companhia. Seu objetivo é reunir em um mesmo ambiente todos os funcionários para que possam acompanhar as ações em andamento nessa área, colocar em prática suas ideias e colaborar com outros projetos.

“Agora, a Imagine fala com todas as áreas de negócios e empodera os funcionários para que tragam ideias e vamos ajudá-los a materializá-las”, explica Patrícia Lobato Bim, gerente de inovações da Duratex. Antes de cadastrar suas sugestões na plataforma, os autores poderão consultar se estão propondo algo inédito ou não.

Segundo Patrícia, os colaboradores podem propor ideias para resolver problemas do seu departamento, por exemplo, como apontar uma solução para reduzir o consumo de energia, melhorar um aplicativo ou um processo de negócio.

Quem apresenta uma ideia, lidera a implementação da solução. A executiva relata que o programa Imagine tem como uma das características despertar o espírito empreendedor nos colaboradores. “Queremos que as pessoas sejam protagonistas de seus projetos”.

Em 2019, a plataforma cadastrou cerca de 500 ideias de inovação. Desse total, 300 foram colocadas em prática e ajudaram a Duratex a economizar R$ 228 mil com despesas que teria se não tivesse a solução do problema. “A inovação está permeando toda a companhia”, avalia a Patrícia, informando que a iniciativa está alcançando seu objetivo e que poderá se tornar uma unidade de negócios.

Finalistas do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Indústria da engenharia e construção

1º Duratex – Patrícia Lobato Bim, gerente de inovações

2º Votorantim Cimentos – Humberto Shida, CIO Global

3º Thyssenkrupp Elevadores – Marcelo Przyczynski, CIO

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.