Duratex inaugura primeira sala de inovação na Paraíba

Author Photo
11:03 am - 13 de abril de 2017

Buscando cada vez mais a inovação em seus processos, a Duratex inaugura a sua primeira sala de inovação na unidade de louças sanitárias Deca – uma de suas marcas – no Estado da Paraíba. O espaço tem como objetivo aproximar os colaboradores operacionais, que atuam no chão de fábrica, dos projetos corporativos, envolvendo-os nos desafios que precisam de novas soluções.

Na sala de inovação os colaboradores podem apresentar ideias que são coordenadas por uma equipe multidisciplinar, composta por colaboradores com perfil inovador. As melhores propostas são avaliadas por estes líderes, ao final de cada mês, e as mais inovadoras são selecionadas e colocadas em prática na empresa.

“Por atuarem diretamente na produção das louças Deca, os colaboradores que trabalham no processo de produção têm muito conhecimento sobre os produtos e podem sugerir grandes ideias para os negócios. Nós queremos, cada vez mais, incentivar estes trabalhadores a buscarem novas ideias e soluções de desafios de forma mais humana e colaborativa”, avalia Saulo Pimentel, gerente industrial de Louças Deca na unidade Paraíba.

O conforto e a funcionalidade foram priorizados no espaço para que os frequentadores usufruam de um local tranquilo e instigante para o surgimento de novas propostas. A sala foi decorada com móveis e estruturas desenvolvidas a partir da reciclagem de resíduos e possui duas bibliotecas, uma física e outra digital, de acesso livre a todos.

Para abrir as portas do espaço, a Duratex realizou uma pesquisa de benchmarking com as empresas mais inovadoras do País para ampliar sua visão na tomada de decisões. Um dos resultados desse trabalho foi a decisão pela abertura de um canal direto com os colaboradores para que eles mesmos fossem os autores de algumas ideias. “A sala de inovação é um marco para a Duratex por simbolizar o início de uma nova era. Queremos que nossos colaboradores se sintam inspirados a participarem das discussões na Sala. Todas as ideias geradas são extremamente importantes, mesmo que não sejam utilizadas naquele momento. São elas que, a médio e longo prazo, poderão gerar novos negócios e parcerias para empresa, que também beneficiarão a todos os colaboradores”, afirma Pimentel.

A unidade de louças da Deca, na Paraíba, desenvolveu a primeira sala de inovação pelo empenho e interesse demonstrado pelos colaboradores da unidade. “A Paraíba foi apenas a primeira unidade a desenvolver o trabalho e nosso objetivo é ampliar e criar a Sala em outras unidades do País”, diz o gerente. Ele ainda informa que a Sala vem para reforçar a cultura de inovação existente na Duratex, que hoje é disseminada por meio de diversos programas, como o Imagine. Nele, os colaboradores de todos os níveis hierárquicos e de qualquer uma das unidades de negócios da empresa (Deca e Madeira) são estimulados a inscrever suas ideias inovadoras. As melhores sugestões rendem aos autores prêmios em dinheiro como forma de reconhecimento e incentivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.