Notícias

Durante pandemia, Brasil lidera pedidos online de cartões e empréstimos

Os brasileiros lideraram as solicitações de crédito online durante a pandemia, revela levantamento global da Experian. Os pedidos de cartões de crédito saltaram 5 pontos percentuais e de empréstimos 9 pontos percentuais no Brasil, enquanto em outros dez países investigados houve estabilidade e inclusive queda.

Para o diretor de decision analytics da Serasa Experian, Pedro Braga, a pandemia apenas impulsionou a crescente demanda pelo autoatendimento digital relacionado ao crédito e a e soluções financeiras. “Os consumidores não só querem como esperam ser possível solicitar crédito quando e onde eles estiverem, geralmente utilizando um dispositivo móvel”.

O estudo também mostrou que metade das companhias do mundo estão dedicando recursos para aprimorar suas capacidades analíticas, entender bem seu público-alvo e o segmento no qual atua para uma melhor tomada de decisão de risco de crédito. Um exemplo é o investimento em analytics, como soluções de machine learning, para testar novos modelos de previsão e risco de crédito.

Leia também: 6 dicas de segurança para evitar ataques contra sites

“Empresas inovadoras precisarão ir além das fontes de dados tradicionais e aproveitar dados alternativos e sintéticos a fim de antecipar as necessidades de crédito de seus clientes ao usar ferramentas para automatizar o processo e reduzir o risco”, complementa o especialista. Segundo ele, iniciativas como o Cadastro Positivo e Open Banking no Brasil auxiliam a aprimorar essas análises.

Os efeitos da pandemia na vida financeira das pessoas prevalecem, de modo que 1 em cada 3 consumidores no mundo ainda se preocupa com as finanças, mesmo que tenha ocorrido uma queda entre os que dizem ter reduzido os gastos supérfluos.

Apesar de a preocupação com problemas financeiros no Brasil ainda ser maior do que a média global (44%), o mapeamento indica uma redução entre aqueles que utilizam as reservas financeiras para manter as contas em dia.

O reporte global reúne três estudos realizados entre junho de 2020 e janeiro de 2021. Foram entrevistados 9 mil consumidores e 2.700 empresas de 10 países, como Alemanha, Austrália, Brasil, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Reino Unido.

Recent Posts

CodeBit: tecnologia para Fundações e Instituições é desafio por falta de investimento

A CodeBit nasceu com o objetivo de unir tecnologia com impacto social para mudar a…

13 horas ago

Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina

O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por…

14 horas ago

BYD enfrenta desafios com desaceleração do lucro e guerra de preços na China

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, enfrenta dificuldades com seu…

14 horas ago

GitHub libera preview do ambiente Copilot Workspace

O GitHub anunciou, nessa segunda-feira (29), uma prévia técnica do Copilot Workspace, ambiente de desenvolvimento…

15 horas ago

Infoblox detalha operação DNS que controla Grande Firewall da China

A especialista em cibersegurança Infoblox divulgou nessa segunda-feira (29) um relatório em que seus pesquisadores…

16 horas ago

IA generativa: áreas de finanças, saúde e varejo buscam melhorar experiência do cliente

Empresas de todo o mundo, setores e tamanhos, estão olhando para a IA Generativa. Consequentemente,…

17 horas ago