Donald Trump ameaça fechar redes sociais após Twitter sinalizar seu post como ‘duvidoso’

Retaliação acontece após Twitter sinalizar um dos posts do presidente dos EUA com o recurso de checagem de fatos

Author Photo
12:00 pm - 27 de maio de 2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ameaçou nesta quarta-feira (27) a fechar ferramentas de redes sociais como o Twitter. Trump subiu o tom depois que o microblog sinalizou um dos seus tuítes como “duvidoso” por meio de ferramenta de checagem de fatos.

É a primeira vez que o Twitter classifica uma das postagens do presidente como imprecisa. No post, Trump afirma que o envio das cédulas para votação na Califórnia são “substancialmente fraudulentas”.

“As caixas de correio serão roubadas, as cédulas serão falsificadas e até impressas ilegalmente, e assinadas de forma fraudulenta”, escreveu Trump em sua conta. “O governador da Califórnia [Gavin Newsom] está enviando cédulas para milhões de pessoas, qualquer pessoa”, completou.

O Twitter, então, rotulou a publicação de Trump com um aviso no rodapé que diz: “Conheça os fatos sobre as cédulas por correio”. A marcação da rede social leva, então, o leitor para uma página com notícias e artigos de veículos como CNN, Washington Post e NBC News, que checam as alegações de Trump. A página afirma “que não há evidências de que as cédulas por correspondência estejam relacionadas à fraude”. O recurso de checagem de fatos do Twitter é uma das medidas que a rede social assumiu para combater a desinformação.

Trump decidiu chamar a atenção para o fato em tom de ameaça usando a própria rede social. O presidente sugeriu que serviços de rede social teriam que ser regulamentados ou – até mesmo – encerrados. Trump alega que as plataformas perseguem a ala conservadora.

“Os republicanos sentem que as plataformas de rede social silenciam totalmente as vozes conservadoras. Nós iremos regular fortemente, ou encerrá-los, antes que possamos permitir que isso aconteça”, escreveu.

No Brasil, a rede social excluiu, em março, postagens do presidente Jair Bolsonaro com vídeos onde ele descumpria as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). As mensagens apagadas continham vídeos nos quais Bolsonaro aparecia em visita a Taguatinga e Sobradinho, no Distrito Federal, não seguindo as recomendações de distanciamento social para evitar a propagação da covid-19. Na época, o Twitter alegou que os posts de Bolsonaro violavam as regras da rede social.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.