Dois em cinco brasileiros se sentem atraídos a trabalhar com TICs

Proporção cresce para 67% quando profissionais são informados de salários e benefícios, indica estudo da Morning Consult e da Salesforce

Author Photo
3:49 pm - 27 de janeiro de 2022
programadores Foto: Shutterstock

Dois em cada cinco brasileiros (ou cerca de 40%) se sentem atraídos por carreiras na área de tecnologia da informação e telecomunicações (TICs). Essa proporção, no entanto, cresce para 67% quando as pessoas são informadas de atrativos dessas carreiras, incluindo salários e benefícios.

É o que revela uma pesquisa da Morning Consult e da Salesforce divulgada essa semana. Foram ouvidas cerca de mil pessoas no Brasil e na Argentina em novembro de 2021. Segundo o relatório, o interesse poderia ser maior não fosse a ideia de que é preciso anos de treinamento para se qualificar para uma vaga na indústria, comum a 50% dos entrevistados. Outros 45% acreditam que o valor dos cursos para trabalhar no setor são muito elevados.

Leia também: Comércio e serviços foram segmentos que mais cresceram entre PMEs

Para os respondentes brasileiros, a possibilidade de receber treinamento gratuito com duração de 3 a 18 meses e aumentar chances de conseguir trabalho fez subir de 19% para 46% o número de pessoas que consideram “bastante atraente” a possibilidade de ir para a indústria de TIC. Este aumento foi substancial em todos os subgrupos da pesquisa, mas cresceu principalmente entre aposentados, desempregados e donos e donas de casa.

“O grande desafio é fazer com que o setor privado, o público, a academia, a sociedade civil e outras partes interessadas trabalhem juntos para conectar os cidadãos a oportunidades de treinamento e emprego em escala”, diz Alejandro Anderlic, diretor de assuntos governamentais para a América Latina da Salesforce.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.