Divulgação de vulnerabilidades de IoT cresceu 57% no 1º semestre

Crescente digitalização das indústrias cobra novas abordagens de segurança, alerta estudo da Claroty

Author Photo
12:08 pm - 29 de agosto de 2022

Estudo da Claroty, empresa de proteção de sistemas ciberfísicos, alertou para o crescimento das divulgações de vulnerabilidades que impactam os dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Segundo o relatório “State of XIoT Security: 1H 2022”, houve um salto de 57% no número das vulnerabilidades divulgadas no primeiro semestre de 2022, em comparação com os seis meses anteriores.

Em contrapartida, as vulnerabilidades de firmware totalmente ou parcialmente corrigidas aumentaram 79%. Uma melhoria notável considerando os desafios relativos à correção de firmware versus as vulnerabilidades de software.

Com a crescente digitalização das indústrias e das operações, aumentam-se as vulnerabilidades da chamada Internet das Coisas Estendida (XIoT), uma vasta rede de sistemas ciberfísicos, incluindo tecnologia operacional e sistemas de controle industrial (OT/ICS ), Internet das Coisas Médicas (IoMT), sistemas de gerenciamento de edifícios e IoT para empresas.

Leia também: 6 etapas para atingir uma arquitetura Zero Trust

“Depois de décadas conectando coisas à internet, os sistemas ciberfísicos estão tendo um impacto direto em nossas experiências no mundo real, incluindo a comida que comemos, a água que bebemos, os elevadores que usamos e os cuidados médicos que recebemos”, alerta Amir Preminger, vice-presidente de Pesquisa da Claroty.

Segundo o estudo, muitas organizações na América Latina têm um cenário híbrido, onde os dispositivos legados estão conectados e em produção na mesma infraestrutura em que estão instalando os novos dispositivos XIoT.

“Nosso relatório mostra um grande aumento de riscos para dispositivos XIoT, ao longo do tempo. Este é um alerta para o mercado, demonstrando que a transformação e a aceleração digital devem ser acompanhadas de segurança especializada para os sistemas ciberfísicos, aplicando-se tanto a dispositivos legados quanto a novos dispositivos XIoT”, ressalta Italo Calvano, vice-presidente da Claroty para a América Latina.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.