Discutir dados ESG: O próximo desafio do CIO

Com novas regulamentações no horizonte, os CIOs estão bem posicionados para desempenhar um papel expandido nos relatórios ESG

Author Photo
4:39 pm - 09 de maio de 2022
ESG

Muitas organizações atribuem a responsabilidade pela criação do que geralmente é chamado de relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG) a um diretor de sustentabilidade corporativa ou título semelhante. Mas ultimamente tem havido um apelo crescente para que os CIOs desempenhem um papel maior nos esforços de ESG, especialmente quando se trata de atender a padrões e estruturas ESG cada vez mais rigorosos. Na verdade, o Gartner incentiva os CIOs a se anteciparem à tendência e cultivarem relacionamentos com seus pares de sustentabilidade.

“Isso está se tornando rapidamente outro portfólio com o qual o CIO precisa se preocupar”, diz Chris Bedi, CIO da ServiceNow, que usa sua própria linha de produtos ESG Command Center para criar o relatório ESG da empresa.

A medição é intensiva em tecnologia

Parte do motivo é porque os cálculos de emissões estão se tornando mais integrados a sistemas operacionais, como planejamento de recursos empresariais e automação de fabricação. As organizações de TI também estão impulsionando a construção das redes de computação de ponta que serão usadas para medir as emissões em campo.

Atualmente, muitas organizações não medem os dados de sustentabilidade diretamente, mas os derivam de dados mais facilmente mensuráveis, como o uso de combustível, diz Casey Herman, Sócio e Líder de ESG nos EUA da PricewaterhouseCoopers LLP, uma empresa de contabilidade Big Four que também presta consultoria sobre como executar iniciativas de negócios sustentáveis.

Por exemplo, uma empresa pode determinar quantos therms (1 therm é equivalente a 100,000 BTUs) queimou de um determinado combustível e calcular sua produção com base no teor de carbono do combustível por therm. “É muito mais calculado e derivado do que medido”, diz Herman.

Isso está perfeitamente bem com a maioria das organizações de padrões, pelo menos até agora, disse Herman. “O Greenhouse Gas Protocol claramente suporta medições computadas e diretas”, disse ele. “É perfeito? Não, mas o que é?”

Dito isso, obter uma imagem mais precisa das emissões totais da empresa envolve uma gama cada vez mais sofisticada de equipamentos inteligentes. Por exemplo, a ServiceNow extrai dados de sensores que medem o uso de energia, temperatura e umidade em seus data centers diretamente na plataforma ServiceNow, diz Bedi. As empresas de transporte estão usando cada vez mais dados de GPS para rastrear suas emissões, diz Dean Emerick, Vice-Presidente de Comunicações do ESG | The Report, que aconselha sobre questões ESG.

A Unilever usou o GreenToken, um produto de tecnologia blockchain da SAP, para determinar qual porcentagem de suas compras de óleo de palma veio de origens sustentáveis, diz Florian Roth, Diretor Digital e de Informações da SAP. A Agranimo – uma empresa que ajuda a melhorar a lucratividade das organizações agrícolas e a erradicar o desperdício de alimentos na cadeia de suprimentos de produtos frescos – usa sensores para coletar informações específicas de culturas e relevantes para as plantas e as envia para o Analytics Cloud da SAP, onde são combinadas com dados de outras fontes . “Isso permite que gerentes de campo e equipes comerciais trabalhem juntos para tomar decisões em várias áreas, incluindo irrigação, gerenciamento de doenças, avaliações de danos causados por geadas e previsões de colheita”, diz Roth.

Bedi vê os sensores simplesmente como parte do data center. “A interseção de ESG e os objetivos de negócios de longo prazo das empresas estão, cada vez mais, começando a se cruzar”, diz ele.

Mas nem todos pensam que os relatórios de sustentabilidade devem ser concentrados em uma organização de TI já sobrecarregada. “A responsabilidade orçamentária pela integração de sistemas e soluções de tecnologia para apoiar esse trabalho não deve recair diretamente em um departamento”, diz Ben Kruse, Diretor de Relatórios e Insights Globais de ESG da AT&T. “As empresas serão mais bem atendidas quando o compromisso com ESG for compartilhado entre os departamentos, incluindo conformidade, operações, sustentabilidade, finanças, TI e outros”.

Embora o ESG não tenha monopolizado o tempo de Bedi na ServiceNow, há um esforço extra necessário para criar “a organização e a largura de banda e colocar o talento certo para que o tratemos com o mesmo nível de maturidade e seriedade”, diz ele. “Muito rapidamente, o ESG se tornará parte do orçamento de todos”.

Informando os dados

Os CIOs e as equipes de TI são fundamentais para essa agregação e geração de relatórios de dados de maneira significativa, diz Kruse. “Os principais desafios incluem fazer com que sistemas legados díspares – que provavelmente nunca foram projetados para relatórios ESG – trabalhem juntos para fornecer conjuntos de dados confiáveis e auditáveis”, diz ele.

Além disso, as fontes de dados que os relatórios do ESG usam podem não ser estruturadas, diz Emerick. “Muitos dos dados podem estar em fontes altamente textuais, dificultando a extração de informações relevantes”, diz ele. “Os dados ESG são qualitativos e historicamente orientados por analistas, o que leva a dados não padronizados devido à fonte e ao viés”.

Mas ele vê isso mudando com o tempo, à medida que as empresas se acostumam mais com os relatórios ESG. “Organizações com estruturas de classificação complexas têm necessidades e processos de dados muito diferentes das empresas que estão começando sua abordagem ESG”, diz ele.

Felizmente, há um modelo a seguir. Os CIOs encontram desafios semelhantes ao reunir dados de grandes organizações e empresas adquiridas. “Não é uma tarefa incomum para os CIOs dizerem: ‘Tenho silos de dados em todo o lugar e preciso de uma maneira significativa de coletar dados, organizá-los e relatar sobre eles, de uma forma auditável e em conformidade com o padrão’”, diz Bedi. “Parece muito com gestão financeira”.

Herman também vê os relatórios ESG progredindo nesse caminho. “A tecnologia que suporta as divulgações financeiras evoluiu ao longo de muitas, muitas décadas”, disse ele. Onde os livros manuais deram lugar a mainframes, ERP e nuvem, “veremos a mesma coisa em relatórios não financeiros”, diz ele. “Esse é o conjunto de habilidades e o valor que a organização do CIO traz. Eles entendem como selecionar, projetar, implementar e integrar esses sistemas de dados complexos, assim como os vários sistemas que gerenciam dados financeiros”.

Novos regulamentos da SEC

A coleta de dados ambientais precisos provavelmente se tornará mais crítica e intensiva em tecnologia em um futuro próximo. A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA divulgou no final de março uma proposta de 534 páginas para exigir que as empresas de capital aberto relatem as emissões de gases de efeito estufa de suas próprias operações, bem como da energia que consomem, e obtenham certificação independente de suas estimativas.

Embora a proposta ainda não seja final – ela estará aberta para comentários públicos por pelo menos dois meses antes do início do trabalho em uma norma final –, a redação parece estar na parede para o futuro dos relatórios de ESG. As grandes empresas podem precisar começar a divulgar os riscos climáticos no ano fiscal de 2023, enquanto as empresas menores teriam até o ano fiscal de 2024, com um ano extra para incluir as emissões de fornecedores e clientes e obter dados de emissões auditados, de acordo com uma ficha técnica da SEC.

Outros cronogramas da SEC também vão pressionar as empresas, diz Herman. Atualmente, muitas empresas emitem relatórios ESG para o ano anterior em maio, junho ou julho, mas as regras propostas da SEC exigiriam relatórios dentro de 60 dias do final do ano. “Eles vão de seis para dois meses, e isso exigirá muita capacitação tecnológica”, disse ele.

Eventualmente, as empresas podem passar a fazer dos relatórios ESG uma proposta para todo o ano, diz Kruse. “A integração de sistemas pode aumentar a disponibilidade de dados quase em tempo real, dinamizando a compilação de dados ESG de um exercício de relatório anual para um esforço que suporta o gerenciamento contínuo de desempenho por departamentos em toda a empresa”.

Parece um trabalho para o CIO.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.