Diogo Vasconcellos, da AgroGalaxy: os desafios de lançar o Tiagro

O Tiagro foi desenvolvido com o objetivo de gerar eficiência operacional para as rotinas diárias da empresa

Author Photo
8:30 am - 08 de outubro de 2024
Diogo Vasconcellos, diretor de TI e PMO Estratégico da AgroGalaxy. Imagem: divulgação

Diogo de Azevedo Vasconcellos, diretor de TI e PMO Estratégico da AgroGalaxy, sempre teve paixão por tecnologia. Na década de 80, ele costumava visitar um primo que, além de jogar, também programava em seu computador. A curiosidade rapidamente se transformou em interesse, e ele de cidiu que queria seguir carreira na área de informática, como era chamada na época. Essa paixão o acompanha durante toda a sua trajetória profissional, levando-o a explorar diversos segmentos de mercado, incluindo óleo e gás, financeiro, portuário e logístico.

Há alguns anos, o executivo, vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2024, do IT Forum, na categoria Agronegócio e Serviços Relacionados, encontrou um novo desafio no agronegócio, ao receber um convite de um antigo chefe.

Leia também: O encaixe perfeito: a impressão 3D e IA na indústria da moda

Na AgroGalaxy, empresa formada no final de 2020 pela consolidação de várias companhias com mais de 50 anos de experiência no mercado, ele chegou para executar a transformação digital do negocio, que atua como um dos maiores distribuidores de insumos agrícolas do Brasil, atendendo mais de 2 mil municípios de Norte a sul do País.

Um dos projetos mais recentes liderados por ele e seu time é o Tiagro, lA generativa que ele carinhosamente chama de “novo funcionário” da empresa. “O Tiagro começou como um estagiário, realizando atividades básicas como atendimento de chamados, mas rapidamente se destacou e passou a assumir responsabilidades mais complexas”, brinca. Hoje, o Tiagro é responsável por quase metade dos chamados de TI e por aproximadamente 25% dos atendimentos em outras áreas que o adotaram, como RH e Financeiro.

O Tiagro foi desenvolvido com o objetivo de gerar eficiência operacional para as rotinas diárias da empresa, otimizando o tempo dos colaboradores e reduzindo a necessidade de consultas manuais a documentos corporativos. Vasconcellos destaca que um dos grandes diferenciais do Tiagro é sua capacidade de aprender e se adaptar.”Ele está conectado a todos os nossos procedimentos documentados e constantemente evoluindo, aprendendo com os processos e absorvendo o conhecimento gerado pela empresa”, afirma.

A implementação do Tiagro também teve um impacto significativo na redução do tempo consumido pelos funcionários em busca de informações. formações. “Estudos mostram que em média, um calaborador gasta 33 dias úteis por ano buscando informações. Com o Tiagro, esse tempo é drasticamente reduzido, pois ele esta disponível no Teams e em breve estará em outras plataformas. sempre pronto para responder a perguntas e fornecer orientações baseadas nos procedimentos internos”, explica.

O sucesso da lA não velo sem desafios. O executivo menciona que a principal dificuldade foi o aculturamento dos times e das áreas atendidas. Introduzir uma ferramenta como essa requer conversa e alinhamento. Por isso, humanizamos o Tiagro, dando lhe um nome e promovendo-o como um verdadeiro funcionário”, diz. Essa abordagem facilitou a aceitação da ferramenta e hoje o Tiagro é amplamente utilizado.

O executivo acredita que o potencial da solução está longe de ser esgotado. A próxima etapa do projeto envolve a conexão da lA generativa com a base transacional, permitindo que a solução acesse e interaja com dados em tempo real. “Estamos trabalhando para integrar vídeos e outras mídias ao Tiagro, o que aumentará ainda mais sua capacidade de auxiliar os colaboradores em suas tarefas diárias”, revela.

Além de sua atuação na TI, o executivo assumiu recentemente a liderança do PMO Estratégico da AgroGaloxy, responsável pelo planejamento e pelos projetos mais relevantes do empresa. “Isso reforça a posição estratégica da TI na organização e é um reflexo do trabalho conjunto de toda a equipe. Quando um sobe, todos sobem juntos”, conclui o executivo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.