Digital upskilling: a chave para o futuro do trabalho, segundo a PwC

Consultoria mostrou programa global de requalificação durante o IT Forum@Home. Também apresentou no Brasil a plataforma ProEdge

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7:43 pm - 21 de abril de 2021
mulher aprendendo no computador

Atualmente quase quatro entre dez (39%) trabalhadores acreditam que seus empregos estarão obsoletos em cinco anos, e 60% se preocupam com o avanço da automação. Assim o futuro do trabalho passa a depender de aprendizado e requalificação constantes, principalmente quando se trata de habilidades digitais. É o chamado Digital Upskilling, que a PwC tem praticado sistematicamente em vários dos países em que atua, inclusive no Brasil, há pelo menos três anos.

Durante o primeiro dia do IT Forum@Home, a consultoria apresentou um painel – Hello Tomorrow – Digital Upscaling – em que dividiu com o público parte do aprendizado obtido no programa de global de desenvolvimento de talentos. Segundo Andrea França, sócia da PwC Brasil e líder de consultoria em tecnologia, trata-se de um grande desafio enfrentado pelas empresas que estão se transformando digitalmente, afinal “nossos profissionais são nosso principal ativo”.

Suneet Dua, sócio líder de produtos da PwC nos EUA, apresentou o programa global de upskilling que ajudou a criar e é adotado também no Brasil. Segundo ele, citando dados de uma pesquisa global, 77% dos trabalhadores se dizem prontos para aprender novas habilidades, mas também se preocupam a respeito da própria capacidade.

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“É nossa função garantir que estejamos cuidando dessas pessoas e que elas estejam prontas para os cargos do futuro”, disse, a respeito da responsabilidade dos gestores das empresas. “Como adultos aprendemos muito menos e precisamos nos tornar cidadãos digitais. Se não nos movermos rapidamente vamos nos tornar irrelevantes.”

Para ele, isso significa tanto entender que o uso de tecnologia é necessário como também aprender a lidar com dados. E os líderes devem se perguntar principalmente por onde começar, quais as melhores formas de fazer os funcionários aprenderem e, finalmente, como escalar iniciativas para toda uma organização.

Upskilling na PwC Brasil

“Há três anos, quando começamos a pensar nesse tema, tínhamos a percepção que essas 300 mil vagas em aberto [no mercado de trabalho brasileiro de tecnologia] já existiam. E começamos a nos perguntar como resolver o problema”, contou Marcos Panassol, sócio e líder de Digital Upskilling da PwC Brasil. “A resposta óbvia era que já tínhamos as competências e precisávamos usar nosso pessoal para desenvolver.”

O programa foi desenvolvido em torno de quatro grandes elementos: abertura a novas ideias e formas de pensar; capacidade de lidar com a ambiguidade e a incerteza; agilidade para desenvolver novas ideias (e abandonar as velhas); e o conceito do growth mindset, que é o aprendizado usando “várias formas, meios e momentos”, além do autoaprendizado.

Daí nasceu o Digital Upskilling. Cursos rápidos dão a teoria e projetos práticos podem ser usados no dia a dia. O programa se vale ainda de um hub de conhecimento e um laboratório em que ideias são experimentadas e compartilhadas.

“Rodamos o Digital Academy durante três dias de treinamento para 100% das pessoas [os funcionários da PwC] focando em princípios básicos, metodologias e ferramentas”, conta Panassol a respeito do começo do programa na PwC Brasil. “Temos também o Digital Accelerator, aí sim para um grupo de pessoas. Estamos na terceira turma, que faz um MBA interno em data science. Eles estudam de manhã e à tarde vão para os projetos aplicar.”

Podem participar colaboradores com qualquer “tempo de casa”, e os formados se tornam mentores. Esses profissionais trabalham principalmente em soluções que possam ser aplicadas em escala, seja nos processos internos ou nos clientes da PwC. Todo esse conhecimento fica armazenado no Digital Lab e uma vez aprovado pode ser usado por qualquer pessoa.

“Aprendemos muito nesses três anos. Acertamos, erramos, aprimoramos ideias e começamos a trabalhar com os clientes para que também caminhem nessa jornada”, disse o executivo.

Dois casos de sucesso

A rede de laboratórios de medicina diagnóstica Dasa é um dos clientes da PwC que está se valendo do método de Digital Upskilling, mais especificamente em sua estrutura de cibersegurança e ciberdefesa. Trata-se de uma jornada desafiadora tanto pela complexidade do tema como pelo setor em que o Dasa atua. Afinal, estamos em uma pandemia.

Segundo Alexandre Sousa, CISO do Dasa, a experiência tem sido positiva desde que entrou na empresa há cerca de sete meses. Destacou principalmente o mapeamento (assessment) feito pela PwC das competências do time que acabara de assumir.

“Eu tinha ali uma fotografia do meu time, negócio, processos, tecnologias, orçamentos e principalmente riscos e pontos de atenção”, contou. “Esse material foi fundamental para acelerar meu plano diretor.”

O executivo destaca também a vantagem de um programa de upskilling baseado fortemente na aplicação prática.

Hélio Mariano, CIO do sistema de cooperativas de crédito Ailos, que também está usando o Digital Upskilling da PwC, a metodologia da consultoria foi importante para preparar uma força de trabalho que tem a tarefa de dobrar o tamanho da organização nos próximos dois anos. “Para isso organizamos um programa de transformação digital robusto e apoiado em três pilares”, contou o executivo. Além da adoção de novas tecnologias e da modernização dos sistemas de core bancário, o pilar da evolução da cultura e do desenvolvimento de novas competências é elencado como fundamental.

A PwC está apoiando a Ailos no mapeamento da força de trabalho em TI, incluindo o que precisava ser desenvolvido para que o programa de transformação digital seja efetivamente entregue. O próximo passo é colocar em movimento o plano de capacitação e desenvolvimento. O programa deve ser inclusive estendido para todas as áreas da organização, indo além da área de tecnologia.

“De 300 colaboradores, envolvemos todos na análise, avaliando desde o contexto das áreas, cargos e categorias. E conseguimos conectar com as necessidades e o que era esperado para cada profissional”, contou Camila Cinquetti, diretora da PwC Brasil responsável pelo projeto. “Tivemos mais de 200 skills avaliadas.”

ProEdge no Brasil

De olho na necessidade das organizações brasileiras de mapearem e incentivarem a capacitação, a PwC está lançando no Brasil a ProEdge. A plataforma tecnológica anunciada globalmente em fevereiro dá às empresas a capacidade de mapear e prover conhecimento e qualificação a suas forças de trabalho.

A empresa está, segundo o próprio Suneet Dua, de olho em um mercado global de US$ 4 bilhões projetados para o segmento de educação corporativa (e que em educação em todos os níveis chega a US$ 1 trilhão). O executivo diz, citando dados de estudos da própria PwC, que 80% dos CEOs estão preocupados com as habilidades de seus funcionários, mas apenas 20% faz algo a respeito.

Segundo ele, isso acontece porque as plataformas e métodos atuais não tem o melhor conteúdo e não ensinam as habilidades do futuro. No ProEdge e no Digital Upskilling da PwC, o executivo acredita que o aprendizado aplicado ao cotidiano do trabalho fará diferença, trazendo mais produtividade e benefícios para as empresas.

A plataforma tem quatro módulos: mapeamento e planejamento (plan); ensino (learn); prática (create, em formato de sandbox); e por último o compartilhamento (share).

“O produto tem se saído muito bem nos EUA”, disse Dua, citando 76 clientes atuais, incluindo The Home Depot e Takeda, e futuros, como Google e Amazon. “Eles sabem que esse é o futuro. É a jornada para clientes e colaboradores se tornarem cidadãos digitais”, disse.

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