Digital skills: 6 habilidades mais requisitadas pelas empresas de tecnologia

Especialistas listam importância de habilidades como resolução de problemas, análise de dados e IA para se destacar no mercado

Author Photo
10:08 am - 26 de maio de 2023
habilidades digitais, digital skills Imagem: Shutterstock

A grande maioria dos empregos de média qualificação busca profissionais que tenham habilidades digitais, ou digital skills, constatou um estudo recente da Burning Glass for Capital One. Na mesma direção, o Fórum Econômico Mundial estima que 133 milhões de funções virtuais foram criadas até recentemente, como resultado da nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.

Como consequência, o profissional do mercado de trabalho de hoje precisa apresentar habilidades de base digital para atender às demandas de diferentes setores e empresas e conseguir se destacar e alavancar a própria carreira.

Leia também: MCIO e Taking formam 1ª turma de mulheres com foco em desenvolvimento Full Stack

Pensando nesses desafios, especialistas da SoftExpert destacam as seis habilidades digitais mais importantes para conseguir um bom emprego.

Resolução de problemas

A mentalidade de resolução de problemas é uma habilidade imprescindível no ambiente de trabalho digital. Além de ser capaz de encontrar soluções para problemas utilizando FAQs, tutoriais ou chat, o profissional precisa estar apto a apresentar soluções por meio de software e melhorar a produtividade.

Análise de dados

As tecnologias que permeiam o cotidiano do trabalho são construídas com base em dados, lembram os especialistas da SoftExpert. Cada vez mais, é essencial entender o que esses dados significam, qual a importância e como podem ser traduzidos em ideias e ações. Nos negócios, eles são importantes para comunicar ideias, construir estratégias e analisar resultados de decisões tomadas.

Otimização de processos

“Saber utilizar a tecnologia a seu favor é entender quais práticas podem ser otimizadas e implementar softwares e ferramentas para fazerem o que era feito manualmente e focar o tempo dos seres humanos em tarefas mais estratégicas e complexas”, opina Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

Segurança da informação

A proteção contra ciberataques preocupa cada vez mais as empresas incluídas no cenário digital. Antivírus e outras tecnologias não são suficientes se os seus funcionários não souberem se comportar no ambiente digital de forma segura.

Por isso, é essencial que saibam identificar potenciais ameaças de roubo de informações, em que plataformas podem navegar, como proteger senhas, como identificar informações falsas e que softwares e meios de comunicação devem usar dependendo do nível de sensibilidade da informação com a qual trabalham.

Conhecimento em inteligência artificial

Com a utilização da IA generativa, saber dar comandos e fazer perguntas tornou-se uma competência importante. Saber usar as funcionalidades da IA em tarefas operacionais e em união com outros sistemas é fundamental para tornar mais eficiente a implementação dessa tecnologia.

Liderança digital

A liderança digital é um modelo que atende às tendências do mercado de trabalho em ambiente online. O ponto essencial é o uso de tecnologia para planejar e executar toda a gestão de pessoas.

Além disso, as relações de trabalho devem ser mais flexíveis, mais criativas e menos engessadas. Nesse ponto, é importante lembrar que a habilidade de liderança não é exclusiva de quem ocupa cargos de liderança. É imprescindível aprender a gerenciar projetos e serem líderes de si mesmas para trabalhar em prol da transformação digital.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.