Dificuldades de gerenciamento de identidade continuam a atormentar os departamentos de TI

Uma pesquisa divulgada, na segunda-feira, pelo Gartner e pelo fornecedor de gerenciamento de identidade Radiant Logic indica que a maioria das empresas está sofrendo com problemas complicados de credenciais e identidade, mas poucas estão tomando medidas para resolvê-los.

O problema, de acordo com a Radiant Logic, é o que chama de “expansão de identidade” – as empresas exigem identificação e credenciamento para um número cada vez maior de sistemas atualmente, o que significa que um determinado usuário pode ter um login para o sistema de RH, outro para um conjunto de ativos compartilhados na rede da empresa, outro ainda para uma conta oficial da Microsoft e assim por diante.

Além de ser uma dor de cabeça para os funcionários, a Radiant Logic disse que esse é um problema sério para os departamentos de TI por vários motivos, entre eles a complexidade do gerenciamento de identidade em todos os sistemas associados.

“A falta de visibilidade e controle em todos esses sistemas cria a oportunidade para ataques cibernéticos orientados por identidade, oferecendo mais oportunidades de uso indevido ou negligência por indivíduos (funcionários, ex-funcionários, contratados, parceiros) e abrindo a porta para os cibercriminosos tirarem vantagem e mover-se lateralmente em toda a organização”, disse a empresa em um comunicado à imprensa.

Problemas de identificação são caros para gerenciar, dizem profissionais de TI

A pesquisa, que abrangeu 100 tomadores de decisão de TI de todo o mundo, descobriu que 67% dos entrevistados estavam cientes dos possíveis problemas causados pelo gerenciamento de identidade supercomplicado e não sabiam como resolvê-los, enquanto 61% disseram que o problema é “muito demorado e caro” para gerenciar.

A escala do problema, em algumas empresas, é difícil de superenfatizar, de acordo com a Radiant Logic. Sessenta por cento dos entrevistados disseram que o usuário médio tem mais de 21 identidades díspares nos sistemas de suas empresas, e dois terços dos entrevistados disseram que os problemas causam dívida técnica e, claro, frustração na força de trabalho.

A frustração dos funcionários, a falta de segurança e a dívida técnica estão inter-relacionadas, observou a empresa. É cada vez mais difícil impedir que os funcionários reutilizem credenciais do local de trabalho para aplicativos pessoais, tornando-os menos seguros, mas também é cada vez mais comum.

“Os líderes de TI estão preocupados com restrições orçamentárias, frustração de funcionários e práticas ruins de gerenciamento de identidade”, escreveram os autores da pesquisa. “Enquanto isso, os funcionários ficam frustrados porque não conseguem acessar os recursos de que precisam, levando à perda de tempo, produtividade reduzida e suporte esgotado”.

Outros pontos de dados da pesquisa incluíram o fato de que a maior reclamação relacionada à identidade dos entrevistados é a falta de integração de sistemas com novas ferramentas e aplicativos, com 71% – e uma porcentagem idêntica disse que não tinha orçamento suficiente para buscar projetos relacionados à identidade.

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