Dicas para se prevenir contra um ataque de negação de serviço (DDoS)

Levantamento da UPX Technologies identificou 1,4 milhão de ataques DDoS somente no primeiro trimestre de 2018

Author Photo
11:44 am - 02 de setembro de 2018

Ações criminosas são cada vez mais comuns na internet. Um dos casos mais frequentes é o ataque de negação de serviço ou, simplesmente, ataque DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês), em que são enviados inúmeros pedidos de acesso simultaneamente para esgotar toda a capacidade de resposta de um provedor e torná-lo indisponível.

O último caso deste ataque em grande escala aconteceu na Espanha, entre o último domingo (26) e terça-feira (28) de agosto, quando o site de uma importante instituição financeira ficou fora do ar e apresentou instabilidade por conta de um ataque cibernético que sobrecarregou o servidor do portal.

Um levantamento da UPX Technologies identificou 1,4 milhão de ataques DDoS somente no primeiro trimestre de 2018. A empresa sugere quatro ações fundamentais para garantir a segurança digital das empresas:

1. Conscientização sobre a importância de prevenir ataques

A segurança digital é um assunto que começa a ganhar importância dentro de grandes instituições no Brasil. Por isso, até então, muitas empresas não têm políticas definidas sobre o tema e tomam apenas medidas reativas quando sofrem algum ataque. O primeiro passo é conscientizar as companhias sobre a importância de se antecipar a esses eventos e adotar a proteção de dados nas diretrizes corporativas, seja por meio de políticas de compliance mais claras ou estratégias bem definidas de proteção de redes.

2. Implementar uma ferramenta para identificar a origem dos IPs e bloqueá-los

Algumas soluções disponíveis no mercado possibilitam a análise do tráfego e identificam quais são os IPs que estão atacando o servidor. A partir dessa investigação, é possível bloquear a origem dessa ação criminosa e evitar que esses usuários sobrecarreguem a banda e tirem o sistema do ar.

3. Contratar um serviço de mitigação inteligente e eficiente

Uma mitigação de ataques de negação de serviço inteligente, com algoritmos que respondem imediatamente é a maneira mais eficaz de combater esses crimes. Isso porque o sistema da empresa contratada realiza um filtro em tempo real no tráfego do site da empresa, descarta os acessos maliciosos e entrega apenas o que é legítimo ao cliente.

4. Ter um trânsito protegido para se prevenir contra os ataques

Esse tipo de ferramenta funciona como um seguro, em que o objetivo é se antecipar a eventuais ações criminosas para garantir o funcionamento integral dos serviços da companhia. Ao contratar uma solução de trânsito protegido, a empresa evita ataques que causam interrupções em sua rede e, consequentemente, evita prejuízos financeiros.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.