Dia do empreendedor: 6 dicas para alinhar propósitos e negócios

Especialista revela um passo a passo de estratégia e metodologia para desmistificar o medo de empreender

Author Photo
3:56 pm - 05 de outubro de 2020
dicas empreendedor Portrait of happy woman standing at doorway of her store holding digital tablet. Cheerful mature waitress waiting for clients at coffee shop. Successful small business owner in casual clothing and grey apron standing at entrance and looking at camera.

A crise causada pelo novo coronavírus afetou a forma como as pessoas têm encarado as dificuldades. Por outro lado, reacendeu temas como propósito e sentido de vida, o que para muitos significa empreender. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 10,2% no primeiro semestre de 2020, chegando a mais de 10 milhões de registros.

Entre os indicadores que explicam o crescimento, estão o aumento do desemprego e mudanças nas relações de trabalho, além das vantagens que a formalização garante. Nesta segunda-feira (5), comemorando o dia do empreendedor, a especialista em estratégia de carreira Rebeca Toyama aborda alguns pontos importantes sobre o assunto.

“Por diversas vezes começamos a empreender em diferentes áreas de diversas formas, sem refletir, planejar ou conversar com alguém que já tenha experiência nesse percurso. E no ritmo da urgência, tendemos a negligenciar o tempo necessário para identificar o que realmente queremos e encontrar caminhos que nos levem onde realmente queremos chegar. ”, explica Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Leia também: quatro dicas para lidar com times híbridos

Abrir um negócio: questão de propósito

Diante do distanciamento social, as pessoas têm se sentido inaptas para tudo que for decidir e até mesmo para refletir sobre o futuro, mas é necessário buscar entender o que realmente se quer para assim encontrar um propósito e o transformar em um negócio. “Neste momento, a primeira coisa a se fazer é respirar e buscar se reconectar consigo mesmo, assim as escolhas serão feitas de forma consciente e a partir de quem realmente somos e nos levem onde verdadeiramente queremos chegar”, comenta Rebeca.

Junto da busca pelo caminho a seguir, muitos empreendedores costumam se queixar sobre a solidão ao empreender, mas de acordo com a especialista, é uma ilusão acreditar que sozinho se produzirá um projeto imbatível, sem mesmo ter buscado referências de pessoas mais experientes na área.

“Buscar pessoas mais experientes nas áreas de atuação pretendida, aprender com profissionais que já superaram desafios, como o que você está enfrentando, ou criar redes colaborativas, além de acelerar o crescimento do negócio, afastará o sentimento de solidão que habita na vida de muitos empreendedores. ”, ressalta, Toyama.

Dicas para novos empreendedores

A especialista em estratégia de carreira aponta 6 dicas que levam estratégia e metodologia para aplicar em seu projeto e ter sucesso ao empreender.

1- Trabalhe o autoconhecimento para aprender a focar a mente e o coração em uma única direção. Sabemos que neste momento muitas emoções estão à flor da pele e para agirmos com sabedoria, é necessário não perder a conexão com seu propósito;

2- Identifique 3 negócios que te inspirem, independentemente se estão na sua área de interesse. Assim, extraia de cada um deles o máximo de aprendizados divididos em: o que devo fazer e o que não devo fazer;

3- Encontre 2 pessoas que possuam experiências positivas em sua áreas de interesse, extraia de cada um deles o máximo de aprendizados divididos em: o que funciona e o que não funciona;

4- Transforme os aprendizados em ação e depois dessas experiências acima você estará mais preparado para começar a colocar suas ideias no papel ou aprimorar seu projeto;

5- Apresente seu projeto para 3 pessoas e peça a opinião delas. Cuide para que essas pessoas sejam diferentes para que você receba diferentes opiniões;

6- Aprimore seu projeto e desenvolva a oferta do produto e serviço, monte uma boa apresentação, pois agora chegou a hora de apresentá-lo para 3 possíveis clientes, isto é, pessoas que possuam as características de quem você gostaria de atender.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.