Dia 30 de junho ganha um segundo a mais

Author Photo
4:40 pm - 30 de junho de 2015
Dia 30 de junho ganha um segundo a mais
Os relógios atômicos que determinam o horário oficial do planeta irão registrar um segundo extra, chamado de leap second e, às 23h59m59s dessa terça-feira, 30 de junho, o dia irá ganhar um segundo. 

A ação, determinada no começo do ano pelo Serviço Internacional de Rotação Terrestre de Paris, é resultado de uma somatória de milésimos de segundos a mais que foram acumulando ao longo dos anos e que, agora, tiveram que ser acrescentados ao tempo total – também conhecido como Tempo Universal Coordenado (ou UTC).

O UTC é uma medida mais precisa de tempo que é estabelecida pelos relógios atômicos. Se o horário registrado pelo Tempo Universal possui um segundo de diferença da rotação terrestre, então a organização ajusta os ponteiros para que tal diferença entre uma medida e outra volte a ser menor que um segundo. O ano de 2009 foi a última vez que uma mudança igual a essa foi necessária.

É importante que os administradores de sistemas fiquem atentos a esse segundo a mais, que pode resultar no travamento de sistemas. Isso porque as máquinas entendem o leap second como uma volta ao tempo, considerado um erro.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.